Seguidores

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Castelos de areia do Magreb - Tataouine, Tunisia


Parecendo mais antiga do que parece. Tataouine é um centro comercial e administrativo próximo às montanhas.
Tataouine, a 50 quilômetros de Medenine, é uma pequena população que serve de ponto de partida para visitar outros povos dos arredores.
Em Tatouine chega-se ao centro administrativo da zona dos castelos de areia. A cidade foi edificada em 1912 para acolher a Legião Estrangeira francesa, mas nada sobrou do ambiente colonial de então. Ali ficara, no início do século, a antiga prisão utilizada pela Legião Estrangeira.
Neste pequeno núcleo urbano respira-se o ambiente mais magrebino possível: as habitações estão sempre meio construídas ou por construir, as lojas exibem bugigangas de todas as cores e materiais imagináveis espalhados pelos passeios e os espaços públicos – à exceção das feiras matinais – são dominados pela presença masculina.
Tatouine oferece algum interesse, sobretudo pelo seu pitoresco mercado, que remonta ao século XIX, quando as tribos seminômades do deserto aí se deslocavam para venderem tapeçarias e produtos agrícolas, e por se apresentar como um excelente ponto de partida para os mais atrativos ksours da região.
Para os amantes do cinema é curioso saber que no Ksar (singular de ksours) Hadaada, parcialmente recuperado para a instalação de um hotel, foi rodada uma das cenas de “Guerra das Estrelas”, de George Lucas.
O tempo desacelerou nestas terras semidesérticas interrompidas por montes pintados a ocre.