Seguidores

sábado, 29 de outubro de 2011

Festa de máscaras em Bobo Dioulasso - Burkina Fasso

Esse povo habita a savana na parte oeste do pais e depende da agricultura para viver, e temendo as secas tentam contra restar com ritos e mascaradas. 
A festa das máscaras em Bobo Dioulasso é uma cerimônia pouco vista pelos viajantes e celebra-se sete vezes por ano. 
As máscaras zoomorfas Bobo Fing são utilizadas nos ritos tradicionais ligados a colheita. 
Os Bobo Fing são os vizinhos sul dos Bobo Guele ou tribos Bwa.
Nessas festas, a dança tem um ritmo exorbitante ao compasso dos tambores prossegue na entrada da madrugada, até os dançarinos caírem exaustos. 


Historia


Os Bobo tem vivido na região desde o ano 800 DC. acredita-se que provém do norte. 
Esse dado é baseado na semelhança linguística com os Mande, do norte de Mali. 


Economia 


São fundamentalmente agricultores, cultivando sorgo vermelho, inhame e milho. Também cultivam algodão que vendem para as fábricas de Koudougou.
A imposição pelos franceses de suas formas de produção levou-os a uma desintegração dos sistemas de trabalho cooperativos locais, que haviam servido para manter os membros da sociedade Bobo unidos.


Sociedade


Os Bobo sempre tiveram uma sociedade descentralizada. 
Cada povoado é basicamente autônomo e se organiza na base de relações familiares patrilineares. 
O conceito de entregar o poder político nas mãos de um individuo é estranha para o povo Bobo cuja visão de mundo seria questionada seriamente pela existência de semelhante ordem.


Religião


Wuro é o criador de todas as coisas. Não pode ser representado fisicamente nem mencionado com palavras. 
É responsável pela classificação de todas as cosas no mundo em pares para permanecerem em equilíbrio. 
A vida cotidiana pode sem duvida, perturbar este equilíbrio. 
Para manter este equilíbrio o recupera-lo quando necessário a religião Bobo desenvolve uma serie de cerimonias e oferendas. 
Além disso, possuem um espirito intermediário entre os homens e Wuro que é Dwo representado fisicamente através de uma diversidade de máscaras cerimoniais.


Burkina Faso


Burkina Fasso, por vezes aportuguesado como Burquina Faso, antigo Alto Volta, é um país africano limitado a oeste e a norte pelo Mali, a leste pelo Níger, e a sul pelo Benin, pelo Togo, por Gana e pela Costa do Marfim. 
Este país tornou-se independente de França em 1960. Aos repetidos golpes militares durante as décadas de 70 e 80, seguiram-se eleições multipartidárias no início dos anos 90. 
A alta densidade populacional e recursos naturais limitados do país são fatores que limitam fortemente as perspectivas econômicas dos cidadãos deste país. 
Recentes conflitos na Costa do Marfim e Gabão acabaram por inviabilizar a possibilidade de emprego a centenas de milhares de trabalhadores sazonais, nos países vizinhos.
A capital Ouagadougou é a segunda maior cidade da Burkina Faso.
É o centro econômico e financeiro do país. Está situada na zona mais úmida da Burkina. É a capital do povo Bobo.


Foto de Carol Beckwith e Angela Fisher


As fotógrafas Beckwith e Fisher realizaram um autêntico trabalho antropológico durante os trinta anos que levaram fotografando as cerimônias da África. 
Aproveitando a desvantagem aparente de sua condição feminina e graças à sua adversidade, conseguiram ganhar a confiança dos homens e mulheres das diversas tribos que visitaram, aceitando registrar sua vida cotidiana e seu mundo espiritual de uma maneira que nenhum homem conseguiu antes.