Seguidores

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Aguadeiros de Djema el Fna, Marrakesh - Marrocos

Fundada no século XI, Marrakesh fascina pelas cores, pelos sabores, odores, pelo povo, exotismo, sons, contrastes, arquitetura, palmeiras, cultura e pela neve do monte Atlas no horizonte da cidade.


Aguadeiro, um personagem comum em Djemaa al Fna, Marrocos.  

Certamente não ganham mais a vida vendendo água, mas sim posando para  turistas. Nos seus trajes coloridos predomina o vermelho intenso. Levam consigo bolsas de couro com água e copos de latão dependurados na roupa.

Djemaa El-Fna

O nome pode ser traduzido como “Assembleia dos Mortos”. Ali, há séculos, criminosos eram executados e a cabeça deles, exposta para servir de exemplo.
Em Djemaa el Fna há um movimento incessante de motos, burros, bicicletas, charretes, carrinhos de mão, todo tido de veículo de tração animal e humana cruzando a praça em todas as direções que se observa sentado nos cafés ao seu redor.
A praça também é o palco de saltimbancos, acrobatas, encantadores de serpentes, faquires, engolidores de espada, curandeiros, músicos, dançarinos, contadores de histórias... e dos famosos aguadeiros com suas canecas tilintantes penduradas sobre o peito.
Essa praça já foi cenário de muitos filmes devido a sua exuberância.