Seguidores

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Guarda costas do sultão de Agadez, Níger

Guarda costas do sultão de Agadez vestido em seu traje formal, identificável pelas cores vermelho azul e branco, oferece suas preces de agradecimento e pede bênçãos para Allah.
Centenas de fieis reúnem-se semanalmente no velho centro de Agadez para rezar na grande mesquita.

Agadez

Às portas do Saara, Agadez é uma cidade do passado carregada de história.
No séc. XV, o sultão dos Tuaregues deixou as montanhas do Aïr para instalar sua capital, abandonando a vida nômade do deserto.
Cravada no centro do tráfego transaariano, esta cidade permanece fiel aos seus dias de glória.
Conhecida como a Pérola do Níger esta cidade destaca-se principalmente por sua arquitetura.
Pelo burburinho das ruas de areia cheias de vida e som, passeiam as tradicionais indumentárias Tuaregues, os homens azuis do deserto.
Agadez é mágica no conjunto de seus elementos: a arquitetura das casas de barro batido, seus mercados e mercadores.
O mercado encontra-se rodeado por construções de grande beleza como a grande mesquita com seu minarete de 27 metros de altitude onde se pode contemplar o maciço do Air, o Palácio do Sultão do qual se conservam apenas as muralhas e o bairro Antigo.
A mesquita construída em 1515, marca a entrada do Islã na região.

Foto de Carol Beckwith e Angela Fisher

As fotógrafas Beckwith e Fisher realizaram um autêntico trabalho antropológico durante os trinta anos que levaram fotografando as cerimônias da África.
Aproveitando a desvantagem aparente de sua condição feminina e graças à sua adversidade, conseguiram ganhar a confiança dos homens e mulheres das diversas tribos que visitaram, aceitando registrar sua vida cotidiana e seu mundo espiritual de uma maneira que nenhum homem conseguiu antes.