Seguidores

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Festival do Deserto de Essakane - Saara - Mali


Os Tuaregues sempre trataram o deserto como seu próprio reino.
Conhecidos como Kel Tamashek, o povo que fala Tamashek, são pastores de camelos e de cabras, e mercadores que atravessam a região inóspita do deserto do Saara.
Seu sistema feudal de aristocratas, guerreiros, artesões e escravos, não reconhecia limites nem governos.
Forçados a mudar com a vinda dos colonialistas franceses no seu esforço de "pacifica-los", foram marginalizados e oprimidos quando o Mali, Algeria, Mauritania e Níger ganharam sua independência.
Mas o golpe de misericórdia para sua vida tradicional foi causada pela grande seca que causou a desertificação do oásis na década de 70, que dizimou os tuaregues e seu rebanho, forçando-os a buscar abrigo em campos de refugiados nos países vizinhos.
Nada tendo a perder, os jovens tuaregues voltaram-se para a rebelião e iniciaram uma disputa sangrenta contra o poder militar do Mali e do Níger que durou seis anos.
Finda a guerra, foi criado esse festival para reunir os povos Tuaregues de todos os cantos do Saara, onde musica e corridas de camelos, foram o pretexto para encontros e negócios.
E também a oportunidade para a nação Tuaregue mostrar seu poder e riqueza cultural para a audiência internacional.

Festival au Desért

Essakane é um oásis ao norte de Mali, na região de Timbuktu.
É o local aonde se realiza o festival anual de musica, chamado Festival au Désert, que começou a ser realizado a cada janeiro desde 2001.
Esse festival é uma mostra da musica local Tuaregue, e de nações vizinhas como Mauritânia e Niger.
Num lugar onde a temperatura começa aos 30° de dia, podendo chegar aos 5° à noite, artistas dos quatro cantos do mundo têm a oportunidade de conhecer, dialogar e interagir com a arte universal.
A cada ano, grandes feras da World Music, se reúnem para celebrar o Festival no Deserto:
Manu Chao, Ali Farka Touré, Nabi, Habib Koité, Salif Keita Oumou Sangaré, Tinariwen, Amadou e Mariam Bagayogo, Baba Salah, Lo'Jo, Afel Bocoum, Haskana, Tamnana ,Markus James, Pharaon, Super Onze, Bocar Madjo, Sekouba Bambino, Ekanzam, Super Khoumaissa, Baba Djiré, Iswat, e Ramatou Diakité, Khaïra Arby, Djs Soirée Africaine, malienne e tantos outros representantes da música contemporânea nômade.