Seguidores

sábado, 12 de novembro de 2011

Jovem da tribo Pokot - Quênia

Uma jovem usa um colar de contas feitas do estigma de uma planta de asparagus.
Essa jovem celebra sua entrada na vida adulta, mostrando-se bonita e orgulhosa de si, no seu aparecimento em publico.


O povo


A historia dos Pokot é difícil de esboçar. 
Linguisticamente estão relacionados com numerosos grupos étnicos Nilo-Hamiticos que vivem na região e agrupados sob o nome genérico de Kalenjin, grupos com os quais eles compartilham linhagens e história.
Entre os Pokot existem dois subgrupos principais.  O estilo de vida nômade do qual vive a maioria favoreceu o contato com muitas etnias ao longo da sua história.
Esta interação permitiu-lhes incorporar em algumas ocasiões costumes sociais que envolviam o casamento com pessoas das outras comunidades. Muitos de seus costumes Pokot parecem ter sido emprestados de seus vizinhos Karamojong e Turkana.
Cerca de um quarto da população Pokot dedica-se à agricultura ("gente do milho"), enquanto a outra parte permanece na atividade tradicional, o gado ("gente de gado").  As vacas são usadas como meio de pagamento, para troca e como um símbolo de riqueza. Um homem pode casar-se com mais de uma esposa, se possuir um número suficiente de vacas para oferecer à família da noiva.
As vacas raramente são mortas para consumo porque de acordo com seus critérios esse animal é muito mais valioso quando está vivo. Usam apenas o leite da vaca, para ser consumido fresco ou para fazer manteiga e queijo, matéria prima que representam uma parte importante das suas necessidades dietéticas. 
A sociedade Pokot estrutura-se por "grupos de idade".
Cada membro pertence a um grupo de idade a partir de sua primeira cerimônia de iniciação.  Para os homens jovens, isso ocorre entre 15 e 20 anos de idade, enquanto para as mulheres jovens isso ocorre normalmente ao redor dos doze, anos após a primeira menstruação.
Após a iniciação, os jovens obtém a permissão para se casar e começam a participar das atividades económicas locais.  Os homens e mulheres jovens criam ligações íntimas com os outros membros de acordo com seus grupos de idade e estes laços irão servir para futuras alianças políticas.  Quando um homem ou uma mulher chega à velhice adquire o mais alto grau de respeito.
As responsabilidades dos anciãos incluem as decisões importantes para a Comunidade, festivais e cerimônias religiosas. 
Tororot é considerado a divindade suprema na religião Pokot. 
A ele são ofertadas orações e sacrifícios durante os encontros da comunidade envolvendo festividades.  Os adivinhos e curandeiros desempenham um papel importante na manutenção do equilíbrio espiritual da comunidade.
Eles usam várias formas de feitiços como proteção para escapar de doenças causadas por alguns feiticeiros.  Eles também adoram uma série de outras divindades, como o sol, a Lua e um espírito associado com a morte.  As danças e festas são realizadas para agradecer a Deus pela generosidade e abundância da Comunidade.


Carol Beckwith e Angela Fisher


As fotógrafas Beckwith e Fisher realizaram um autêntico trabalho antropológico durante os trinta anos que levaram fotografando as cerimônias da África. 
Aproveitando a desvantagem aparente de sua condição feminina e graças à sua adversidade, conseguiram ganhar a confiança dos homens e mulheres das diversas tribos que visitaram, aceitando registrar sua vida cotidiana e seu mundo espiritual de uma maneira que nenhum homem conseguiu antes.