Seguidores

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mito da criação no antigo Egito

A deusa Nut e o deus Geb queriam ter filhos, mas Rá sabendo da profecia que o alertava de sua substituição por um dos filhos da deusa Nut, proibiu-a de procriar à qualquer dia ou noite do ano.
Nut fez uma aposta com o deus Konsu,  e toda vez que ele perdia tinha de dar um pouco de sua luz para ela. Konsu perdeu tantas vezes que Nut teve luar suficiente para criar cinco novos dias que acrescentou no final do calendário orbital que possuia 360 dias e nesses cinco dias concebeu seus filhos, Osíris, Isis, Neftís, Seht e Hórus.


Evidência


No túmulo de Tutankhamon junto a sua múmia foi encontrado um peitoral onde era invocada a proteção desta deusa: “Nut minha divina mãe, abre tuas asas sobre mim enquanto brilharem nos céus as imortais estrelas”.


Iconografia


Nut, deusa do céu que acolhe os mortos no seu império, é muitas vezes representada sob a forma de uma vaca. Com o seu corpo alongado, coberto por estrelas, forma o arco da abóbada celeste que se estende sobre a terra. É como um abraço da deusa do céu sobre Geb, o deus da Terra. Nut e Geb são pais de Osíris, Isis, Seth, Néftis e Hathor. Osíris e Isis já se amavam no ventre da mãe e a maldade de Seth, logo ficou evidente, quando ao nascer, este rasgou o ventre da mãe.
Geb, o deus da Terra é irmão e marido de Nut. É o suporte físico do mundo material, sempre deitado sob a curva do corpo de Nut. Ele é o responsável pela fertilidade e pelo sucesso nas colheitas. Ele estimula o mundo material dos indivíduos e lhes assegura enterro no solo após a morte. Geb umedece o corpo humano na terra e o sela para a eternidade. Nas pinturas é sempre representado com um ganso sobre a cabeça.


Família


O deus Khepera criou-se a partir da matéria primordial ao pronunciar o seu próprio nome, e em seguida procriou os deuses Shu e Tefnut, formando a primeira trindade. De Shu e Tefnut nasceram Geb e Nut.
Nut, esposa de Geb, foi a mãe de Osíris, Horus, Seth, Ísis e Néftis, em um único parto. Osiris e Isis já se amavam no ventre da mãe e a maldade de Seth tornou-se evidente ao rasgar o ventre da sua mãe ao nascer.


Fonte: 
God Chequer . Com
African Mythology
The Gods and Spirits of Africa
http://www.godchecker.com/pantheon/african-mythology.php