Seguidores

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Afrika Museum em Berg en Dal – Holanda

Em Berg em Dal. ao sudeste de Nimega, Holanda, localiza-se o Afrika Museum, que exibe uma coleção permanente de esculturas e utensílios do continente africano.
O Museu da África como é conhecido, tanto no pais quanto no exterior, devido a sua coleção exclusiva de arte africana. Situado em meio a um belo cenário, também abriga um museu ao ar livre onde cultura e recreação andam de mãos dadas. O Museu Afrika é um museu que atrai uma grande variedade de visitantes, apresentando a riqueza das culturas africanas por meio de exposições e atividades especiais.
O Afrika Museum abriga em seu interior uma coleção permanente especializada em arte africana.
Além disso, as exposições temporárias procuram focalizar as paisagens africanas e retratar a vida de seus povos. Essas impressões da África, tradicionais e contemporâneas, tornam-se visíveis através de uma extensa coleção que compreende máscaras, joalheria, ornamentos e utensílios. Cada exposição temporária possui um tema especifico.
Do lado de fora, há exemplos da arquitetura em tamanho real e com todos os detalhes.
São réplicas de casas africanas das coloridas casas de Gana, Mali, Lesoto e Benin, especialmente construídas no local para que os visitantes tenham a oportunidade de vê-las ao fazer uma caminhada por um pequeno bosque ao redor do museu.
Ali os visitantes obtém uma mostra da vida e das condições de trabalho em várias partes da África. A exposição inclui um compound ganense formado por uma boa reconstrução de uma aldeia no Mali, um compound dos pigmeus Baka dos Camarões e casas sobre palafitas do Benin. A África Austral está representada por um Kraal de Lesoto.
Durante os meses de Verão são organizados todos os tipos de atividades no museu ao ar livre. Os visitantes podem participar de workshops de dança e música, bem como participar das demonstrações de arte culinária. Há performances executadas por músicos africanos e historias contadas por um griot, um contador de histórias.
Para se ter uma ideia da importância do Afrika Museum, cerca de 80 mil visitantes são recebidos anualmente de todas as partes da Holanda e de países estrangeiros.