Seguidores

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Louvre – O Pavilhão das Sessões

O Pavillon des Sessions

O departamento de Artes da África, Ásia, Oceania e Américas está localizado no piso térreo do antigo Pavillon des sessões no lado sudoeste do Palácio do Louvre.
Aberto desde abril de 2000, o "Pavillon des Sessions" exibe peças da África, Ásia, Oceania e Américas, complementando as coleções expostas no Musée du Quai Branly que abriu em 2006.

A coleção

As 108 peças selecionadas pelo Musée du Quai Branly, a maioria das quais agora lhe pertencem, tendo ficado anteriormente sob os cuidados do laboratório de Etnologia no Muséum National d'Histoire Naturelle e do Musée National des Arts d’Afrique et d’Océanie. 

As outras foram adquiridas especificamente para o projeto Pavillon des Sessions, enquanto outras, como as peças de terracota da República Federal da Nigéria, estão emprestadas para museus franceses e estrangeiros. 
Algumas obras datam de vários séculos a.C.; outras foram produzidas no início do século XX.

O espaço de exposição - Um design discreto

O espaço de exposição foi projetado por J. M. Wilmotte e inaugurado em abril de 2000, propiciando um espaço complementar para o Musée du Quai Branly que não havia sido aberto antes de Junho de 2006.
As obras pertencentes ao Musée du Quai Branly continuam a desempenhar esse papel educacional dentro do Louvre, que representam as artes não ocidentais num dos maiores museus de arte clássica do mundo
.
A área de 1.200 metros quadrados exposição foi desenhada para harmonizar com o resto do Louvre. O resultado foi um espaço simplificado com volumes simples e o mínimo de divisórias, banhado pela luz filtrada através de telas de malha bronze prateadas. As obras de arte são expostas de maneira a criar o máximo de impacto num layout espaçoso que permite aos visitantes admirá-las de todos os ângulos.

Uma seleção feita por Jacques Kerchache

O curador Jacques Kerchache nasceu em Rouen em 1942 e faleceu no México em 2001. Renomado por sua visão impecável assessorou os maiores colecionadores e foi principalmente um grande defensor da arte não europeia.

Entre 1959 e 1980, ele fez várias viagens de estudo ao redor do mundo, a fim de elaborar um inventário crítico das grandes coleções de escultura. Conheceu Max-Pol Fouchet e André Breton em Paris, onde ele possuía uma galeria, que o influenciaram consideravelmente. Ele contribuiu como consultor ou curador para muitas exposições internacionais e avaliou algumas das importantes coleções de arte africana, incluindo a de Picasso. Ele também escreveu muitos artigos sobre escultura, e em colaboração com Jean-Louis Paudrat e Lucien Stéphan, produziu um livro intitulado "L'art africain", publicado pela Citadelles et Mazenod em 1988.
Em 1990, ele publicou um manifesto intitulado "Para as obras-primas de todo o mundo nascerem livres e iguais" — base para a abertura de uma oitava seção do Museu do Louvre, dedicada às artes da África, Ásia, Oceania e Américas. Em 1996, o Presidente francês Jacques Chirac nomeou-o conselheiro científico para o estabelecimento público do futuro Musée du Quai Branly.
Foi Jacques Kerchache, que optou por usar apenas esculturas para serem expostas no Pavillon des Sessions. Cada obra foi escolhida por sua exemplaridade ao invés de sua história, país de origem, pátina, idade, monumentalidade ou a raridade de seu material. A prioridade foi para a integridade, projeto do artista, técnica e proposições visuais. Cada obra exposta reflete o melhor que uma cultura pode oferecer. Ao invés de um "Museu ideal" ou uma visão geral da história cultural dos quatro continentes, o Pavillon des Sessions pretende ser um lugar onde uma arte subestimada por muito tempo, e de povos pouco conhecidos, que, no entanto representam quatro quintos da humanidade tenham seu legítimo reconhecimento. Sua chegada ao Louvre marca uma virada na atitude ocidental em relação às artes e civilizações da África, Ásia, Oceania e Américas.
O modo de Jacques Kerchache expor as obras foi uma prévia dos princípios adotados no design do Musée du Quai Branly. As quatro regiões geográficas principais estão representadas e os visitantes passeiam de um a outro numa turnê ao redor do mundo que começa na África, continua na Ásia e Oceania e termina na América do Sul, em finalmente na América do Norte. O valor estético das obras está bem realçado, e uma variedade de ferramentas encontra-se disponível para educar e informar os visitantes sobre eles: grandes mapas geográficos são exibidos na entrada de cada área, permitindo que os visitantes localizem o local de origem das diversas obras, cada qual possuindo uma ficha técnica que complementa as informações fornecidas sobre os títulos nas paredes; e, finalmente, uma exposição multimídia junto à seção dedicada à Oceania fornece mais informações sobre a história, contexto, uso e sociedade de origem das obras. A abordagem global é, portanto, estética e etnográfica. 

Um retorno ao Louvre 


A arte de não ocidental não sempre esteve ausente do Louvre. Em 1827, sob o reinado de Carlos X, o Louvre abrigava um Museu marítimo e etnográfico chamado de Musée Dauphin, onde os visitantes podem admirar as peças "exóticas" trazidas pelos grandes exploradores como Cook e Lapérouse, objetos considerados como meros "espécimes etnográficos". Após a decisão da Jules Ferry de separar "a história das tradições e costumes do campo da arte", foi criado um Museu de etnografia no Trocadéro em 1878, para abrigar as coleções do Musée Dauphin, o Musée de Saint-Germain-en Laye, a Bibliothèque Nationale e a Bibliothèque Sainte-Geneviève. Naquele tempo as considerações estéticas eram negligenciadas em favor do valor científico.
Em 1905-1906, os artistas de vanguarda (Fauvistas, Cubistas, expressionistas, etc.) incentivaram a mudança na atitude daquilo que se considerava "arte negra" (incluindo arte africana e oceânica). Em 1909, Apollinaire expressou o desejo de que o Louvre apresentasse "certas obras exóticas que não eram menos tocantes do que os mais finos espécimes da estatuária Ocidental". Declarações semelhantes foram feitas ao longo do século. Claude Lévi-Strauss, por exemplo, declarou em 1943, "Não está longe de chegar o dia em que as coleções vindas de partes distantes do mundo irão deixar os museus etnográficos para ocupar seu lugar de direito dentro dos museus de arte," e em 1969, em sua obra intitulada "L'intemporel", André Malraux previa a chegada da arte negra no Museu do Louvre, afirmando que muitas pessoas haviam compartilhado este desejo.