Seguidores

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Picasso inspirou-se na arte Fang e Dogon

No início do século XX, a estética da escultura tradicional africana tornou-se uma poderosa influência entre os artistas europeus que formavam a vanguarda no desenvolvimento da arte moderna. Na França, Henri Matisse, Pablo Picasso e seus amigos da escola de Paris misturaram o tratamento fortemente estilizado da figura humana usada nas esculturas Africanas com os estilos de pintura derivados das obras pós-impressionista de Cézanne e Gauguin.
O resultante achatamento pictórico, a paleta de cores vivas e as formas fragmentadas cubistas ajudaram a definir início modernismo. Apesar desses artistas não saber nada sobre o significado original e a função das esculturas da Oeste e Central Africano que encontraram, eles reconheceram de imediato o aspecto espiritual da composição e adaptaram essas qualidades aos seus esforços em superar o naturalismo que definira arte ocidental desde a Renascença.
Estes artistas de vanguarda, seus marchands e os principais críticos da época foram os primeiros europeus a colecionar esculturas Africanas por seu valor estético. Começando na década de 1870, milhares de esculturas Africanas chegaram a Europa no rescaldo da conquista colonial e das expedições exploratórias. Elas foram expostos em museus, como o Musée d'Ethnographie du Trocadéro em Paris e suas reproduções nas cidades de Berlim, Munique e Londres.
Nesse período esses objetos eram tratados como artefatos de culturas colonizadas ao invés de obras de arte e atribuía-se a eles tão pouco valor econômico que eram exibidos nas vitrines das casas de penhore e mercado de pulgas. Apesar das obras de arte da Oceania e das Américas também chamarem a atenção, especialmente durante o movimento surrealista de 1930, o interesse na arte não ocidental centralizava-se na escultura da África Subsaariana pela maioria dos modernistas mais influentes e de seus seguidores. Durante a maior parte do século XX, este interesse era descrito muitas vezes como primitivismo, um termo que denotava o preconceito em relação à arte não ocidental.
A escultura Fang exemplifica a integração da forma com a função que havia criado uma tradição secular de abstração na arte africana bem antes do período colonial Europeu.
Na parte superior de um vasilhame feito com a casca de uma árvore aonde foram preservados restos dos indivíduos mais importantes de uma família, o elemento escultural pode ser considerado como a encarnação do espírito do ancestral. O estilo representacional, portanto, é abstrato e não naturalista. A forma abstrata da peça Ambete vai ainda mais longe para servir a sua função. Porque a figura é o recipiente real para as relíquias ancestrais, o tronco é alongado, oco e acessível a partir de uma abertura na parte de trás. O achatamento exagerado da face destes relicários e sua simplicidade tipificam os elementos da estética africana que frequentemente eram evocados na escultura e pintura modernista.
O gênio artístico de Pablo Picasso (1881–1973) tem impactado o desenvolvimento da arte moderna e contemporânea com uma magnitude sem paralelo. Sua produção prolífica inclui mais de 20.000 pinturas, gravuras, desenhos, esculturas, cerâmicas, cenários de teatro e figurinos que transmitem uma infinidade de mensagens intelectuais, políticas, sociais e amorosas. Seus estilos criativos transcendem realismo e abstração, cubismo, neoclassicismo, surrealismo e expressionismo.
Em Paris, ele encontrou nos irmãos americanos Gertrude (1874–1946) e Leo Stein, patronos dedicados, cujos salões de sábado à noite em sua casa em 27, à rue des Fleurus (1872–1947) foi uma incubadora para o pensamento moderno, artístico e intelectual. Nos Steins conheceu outros artistas que viviam e trabalham na cidade — geralmente referida como a "escola de Paris" como Henri Matisse (1869–1954). Gertrude Stein foi retratada em 1906 e o seu quadro registra os primeiros experimentos estilísticos de Picasso com primitivismo influenciado por um novo fascínio pela escultura Ibérica pré-românica e pela arte africana e oceânica.
Concentrando-se mais na intuição do que na estrita observação e insatisfeito com as características do rosto de Stein e estimulado pelo primitivismo, Picasso reformulou o seu retrato emprestando a imagem um formato de mascara. A influência da arte africana e oceânica ficou explícita em sua obra-prima de Les Demoiselles d'Avignon de 1907, que se encontra atualmente no Museu de Arte Moderna de Nova York, uma pintura que sinaliza os estágios nascentes do cubismo. Nessa pintura o arranjo das figuras rememora a composição dos banhistas de Cézanne e ao mesmo tempo influenciado estilisticamente pelo primitivismo, que fica evidente pelos planos angulares e pelos contornos bem definidos que criam uma abrangente solidez escultural nas figuras.