Seguidores

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Encontros de Jongueiros


O Encontro de Jongueiros é um evento que acontece desde 1996 e apresenta a riqueza do Jongo, expressão de cantos e danças datada da época da escravidão no Brasil. Atualmente o ritmo é reconhecido pelo Governo Federal como Patrimônio Imaterial do Brasil e considerado um dos pais do samba.

I Encontro - 1996 - Santo Antônio de Pádua, RJ.
II Encontro - 1997 - Santo Antônio de Pádua, RJ.
III Encontro - 1998 - Miracema, RJ.
IV Encontro - 1999 - Rio de Janeiro (Arcos da Lapa), RJ.
V Encontro - 2000 - Angra dos Reis, RJ.

Na ocasião do V Encontro deu-se inicio a um movimento que foi denominado de Rede De Memórias do Jongo e Do Caxambu.
A iniciativa pretende criar canais para o estreitamento dos laços de solidariedade entre as comunidades jongueiras, pesquisadores e instituições.
Um dos objetivos centrais desse movimento é o de contribuir para a criação de condições para o fortalecimento das culturas do jongo e do caxambu em suas comunidades de referência.

VI Encontro - 2001 - Marquês de Valença, RJ.

A cidade de Valença foi a sede do VI Encontro de Jongueiros, nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2001. O evento reuniu entre 10 e 14 grupos comunitários dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
O VI Encontro identifica-se com a luta pela titulação da terra da Comunidade dos remanescentes de quilombo da Fazenda de São José da Serra localizada no município de Valença/RJ.
Essa comunidade é composta por descendentes de escravos que permanecem em vida comunitária no mesmo território em que viviam seus ancestrais durante a época da escravidão.
A comunidade mantém um cotidiano de relativo isolamento, seus moradores vivem da agricultura familiar e moram em centenárias casas de pau-a-pique e sapê desprovidas de luz elétrica.
Esse contexto comunitário agrário permitiu que o jongo lá praticado conservasse características originais de canto, dança e rituais ao longo da história.
Recentemente foi fundada a Associação da Comunidade Negra de Remanescentes de Quilombo da Fazenda São José da Serra.
Encontra-se em curso o projeto de constituição de um Centro Histórico, objetivando o tombamento das casas centenárias e a preservação do significativo patrimônio cultural imaterial da comunidade.

VII Encontro - 2002 - Pinheiral, RJ.

O VII Encontro de Jongueiros em Pinheiral, município do Rio, A Fazenda Pinheiro, situada no município de Pinheiral, estado do Rio de Janeiro, era uma das maiores fazendas de café da região do Vale do Rio Paraíba na época do Brasil-Colônia e concentrava uma quantidade enorme de escravos na sua maioria trazidos da região do Congo-Angola.
Esses negros dançavam o jongo e seus descendentes até hoje praticam a dança que é considerada uma das origens do samba carioca.
Entre esses jongueiros remanescentes destacam-se a Tia Dinda, Mestre Benedito, filho de Zé Biuna (grande jongueiro já falecido), a Tia Dora, Rosa, a família Guilherme, a comunidade do Morro do Cruzeiro, a Fatinha e demais membros da União Jongueira de Pinheiral que serão os anfitriões do VII Encontro de Jongueiros.

VIII Encontro - 2003 - Guaratinguetá, SP.

O bairro do Tamandaré em Guaratinguetá - SP constituiu-se como uma espécie de quilombo urbano, nas palavras do músico e etno-musicólogo Paulo Dias, diretor da Associação Cultural Cachuera!
Que, há mais de dez anos, vem realizando pesquisas e registros na comunidade, até mesmo, o vídeo Feiticeiros da Palavra em parceria com a Rede Cultura de Televisão, emissora pública do Estado de São Paulo.
Embora a comunidade não esteja em um contexto rural, as pessoas que lá vivem ou participam do jongo não são menos quilombolas por isso, haja vista as características preservadas na arte do jongo que mantêm as mesmas raízes daquele realizado em comunidades remanescentes de quilombolas, em muitos casos até os mesmos pontos, ou pontos com as mesmas imagens inspiradas no contexto rural que, outrora, habitavam.
A comunidade jongueira reside no Bairro do Tamandaré, localizando-se próximo à Rodoviária de Guaratinguetá e ao centro da cidade; portanto, sua localização geográfica é mais central que propriamente periférica, demonstrando uma segregação muito mais simbólica do que espacial.
É considerado pela cidade e pelos moradores locais como um bairro de periferia por concentrar uma população pobre, com baixa escolaridade, um grande número de desempregados, uma grande concentração de população negra e afrodescendente, além dos altos índices de criminalidade e violência.

IX Encontro - 2004 - Rio de Janeiro, RJ.

Durante o IX Encontro, nove grupos de jongo reuniu 500 praticantes dessa tradição. Foi lançado o CD-Livro Jongo do Quilombo São José, com artistas quilombolas da comunidade de Valencia, Rio de Janeiro.

X Encontro - Santo Antônio de Pádua, RJ.

O 10º Encontro contou com a apresentação das seguintes comunidades: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Campinas, Guaratinguetá, Miracema, Pádua, Pinheiral, Piquete, Porciúncula, Quissamã, São José e Serrinha.

XI Encontro - Marquês de Valença (quilombo da fazenda São José), RJ. 

realizado no centenário Quilombo São José, no município de Valença, e reuniu 700 jongueiros.

XII Encontro - Piquete, SP.

O XII Encontro de Jongueiros foi realizado em 2007 em Piquete, São Paulo.
Angra dos Reis, Barra do Piraí, Campinas, Campos, Carangola, Guaratinguetá, Miracema, Pinheiral Piquete, Porciúncula, Quilombo São José, Santo Antônio de Pádua e Serrinha.