Seguidores

quarta-feira, 14 de março de 2012

Cerâmica Mangbetu – Congo

Cerâmica tradicional africana


O tratamento do penteado dado a estátuas revela o elaborado trançado do cabelo na modelagem do crânio como afirmação de posição social.
É o caso dos Mangbetu, do ex-Congo Belga, atual República Democrática do Congo-RDC.
Para eles é essa pratica é, ao mesmo tempo, expressão do belo.
Atribuem-se significados às matérias-primas empregadas na criação estética.
Elas dão força à obra, além do acréscimo de um nome e uma destinação, tornando-se com isso parte integrante da vida coletiva.
Por motivos dessa ordem, diz-se que a arte africana é uma "arte funcional".

Zaire - População e Costumes

O Zaire, atual RDC, agrupa mais de 250 etnias espalhadas por todo o território, fundamentalmente nas regiões orientais, o Baixo Zaire e o sul.
No norte habitam os povos criadores de gado, Chamba, Azande e Mangbetu enquanto que no Baixo Zaire está cheio dos campos de cultivo dos Bakongo, povoadores também da região norte oriental. Os Ngombe moram na curva do rio Zaire.
A parte central está habitada pelos Mongo que aproveitam a selva para plantar seus cultivos em um tipo de agricultura itinerante.
Também são agricultores os Baluba e Bakuba, em Kasai, e os Lunda que moram em Shaba, ao sul.
Os pigmeus habitam repartidos em Ituri e zonas norte orientais, Zaire Médio e em alguns pontos do planalto central dedicados à caça e a colheita.
A esperança de vida dos zairenhos é de 52 anos; 71% estão alfabetizados, um dos índices mais altos da África.
Neste grande e populoso país a amostra é bastante rica, impondo-se logo os muitos tipos de fetiche produzidos pelos congos, as figuras de adivinhações dos Yakas, as máscaras policromias dos Holos, de mãos desmesuradas, as estátuas sobre pedestal do reino Bakuba, seus tambores, caixas, cachimbos enfeitados de animais e figuras geométricas, as figuras reais dos Ndengueses, de ereto e terrível falo.
Menção especial, pela originalidade dos estilos, merecem as Lupfingus, estátuas tatuadas dos Bena-Luluas, protetoras das casas e de umbigo saltado e pescoço em anéis, as incríveis esculturas dos Bena-Kaniokas e as dos Bassongues, bem abstratas; as figuras humanas, principalmente as femininas, associadas à terra, do grupo Baluba, e suas máscaras já clássicas; os objetos de marfim e os instrumentos musicais dos Mangbetus; as figuras de cabeça estranhamente deformada dos Ngbakas, Ngbandis e Ngombes.