Seguidores

terça-feira, 13 de março de 2012

Cerâmica Nupe

Cerâmica tradicional africana


Na parte central do território nigeriano encontra-se a maior concentração de grupos étnicos minoritários (mais de 180), dentre os quais os Tives e os Nupes são os mais populosos.
São agricultores sedentários, mas enquanto a sociedade dos Nupes é hierarquizada, a dos Tives tende a ser descentralizada.
É o grupo dominante nos Estados Níger e Kwara, na atual Nigéria.
Em ioruba, o nome deles é Takpá, ou Tapá.
Sua língua pertence ao grupo das línguas sudanesas, constituindo junto com o Ibo, Edo, Ijo, o Andoni e o Ioruba, o grupo Kwa das línguas do oeste da África.
Existem atualmente cinco dialetos (Nupe, Èbe, Zitko, Bassa, Kupa). Embora esteja dividido em províncias e subgrupos tribais, o povo Nupe tem forte sentimento de sua identidade e unidade tribal.
O antigo reino de Nupe teria sido organizado pelo herói mítico Tsoede, procedente da região Igala cuja população, segundo Biobaku, seria descendente de uma das primeiras ondas migratórias dos Ioruba (ou mais exatamente dos antepassados dos Iorubas), remontando aos anos 700 d.C.
Quem melhor estudou o sistema político e social do povo Nupe, assim como sua religião, foi o antropólogo britânico S. F. Nadel que lhes dedicou vários trabalhos.
O mais conhecido é Byzance Noire, tradução francesa publicada pela Maspero em 1971. O original inglês é de 1942
Bida é uma cidade viva, famosa pelos seus artesanato e mercado colorido, e é a cidade principal do povo Nupe.
É famosa pela produção de contas de vidro, panos, prata e metais, por seus tamboretes esculpidos de oito pés feitos de um único pedaço de madeira, e pela cerâmica decorativa.
O mercado de Bida se destaca como um verdadeiro mostruário tradicional do comércio local na Nigéria.

Cerâmica

Os recipientes cerâmicos constituem a forma mais antiga da arte africana, e os Nupe possuem uma longa tradição nesse setor.
O uso sofisticado de linhas e esboços sobre a superfície são as características mais peculiares dessa cerâmica.
Por isso são reconhecidos mundialmente como uma forma de arte refinada nos seus formatos e desenhos.
Esses vasos, potes e moringas são característicos dos Nupe que ao contrario de outros povos não usam representações humanas na escultura em terracota.