Seguidores

sábado, 28 de abril de 2012

Celebração Ugie Erha Oba


Tradição do povo Edo

Todos os rituais descritos nas páginas anteriores fortalecem as duas cerimônias mais importantes do ano:
Ugie Erha Oba, na qual se homenageia o antecessor real, e o Igue, que revigora os poderes místicos do monarca.
Ambas cerimonias parecem ter sido instituídas pelo Oba Ewuare.
Ugie Erha Oba e Igue são ritos associados entre si, de suprema importância possuindo uma estrutura tríplice.
Porém diferem conceitualmente pelo fato de que no Ugie Erha Oba o rei é quem oficia a cerimonia, e no Igue o rei é o objeto do culto.

Ugie Erha Oba
Essa cerimônia é o ápice de uma série de ritos ancestrais.
1- Primeiramente todas as famílias no Benin celebram o Eho de seus ancestrais paternos.
2- Esse culto coletivo é seguido por ritos palacianos (Ugie Igun) homenageando individualmente cada predecessor real, e finalizando por homenagear o predecessor do atual monarca.
O ritual é rico de simbolismos de supremacia real.
Começa com a cerimonia de cumprimentos, Otue, na qual o Oba, sentado diante do altar de seu pai, aceita a homenagem dos chefes, que chegam por ordem de hierarquia para reverencia-lo. Em troca são brindados com nozes de Kola (Obi) e vinho. A aceitação desses presentes indica a concordância dos chefes com a hierarquia de poder e a supremacia do rei.
A principal cerimonia do Ugie Erha Oba é requintada. Os chefes usam seus trajes mais caros e dançam com a espada cerimonial, Eben, cada qual tentando superar o outro em elegância e graça.
O rei usando seu elaborado traje de contas de coral dança diante do altar paterno. com o Eben, no momento culminante da cerimonia,
Para afastar os maus espíritos, acalmar a terra e principalmente homenagear o falecido antecessor, oferecem-se muitos sacrifícios.
No terceiro dia encenam uma guerra, Iron, na qual os adeptos do rei vencem os sete Uzamas, bem como todos os prováveis inimigos do ano que começa.