Seguidores

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Esu, o guardião das porteiras


Religião do povo Edo

Olokun, filho primogênito de Osanobua, e seu pai, são considerados deuses “do branco e do frio”.
Isto é, representam os aspectos positivos da experiência humana: pureza ritual, boa sorte, saúde, vida longa prosperidade e felicidade.
No extremo oposto está Ogiuwu, o portador da morte, e Exu, o guardião dos portões, aquele que estimula a confusão e os atos falhos nos assuntos da humanidade.
Esses deuses são simbolizados pela cor preta e associados à noite, ao luto, mau agouro, e aos rituais sujos que provocam doenças.
Ogiuwu não tem sido cultuado no Benim de hoje, sendo difícil saber como era cultuado no passado.
Conforme seu culto foi desaparecendo, o de Esu, em contrapartida, foi tornando-se mais forte.
Talvez pelo fato de que a transição e a confusão na sociedade contemporânea caracterizem bem melhor os tempos modernos do que sacrifícios de sangue humano.
Diz-se que devido ao seu temperamento rude e não confiável, Esu foi deserdado da família de Osanobua, para morar fora dos portões da cidade, onde guarda a chave para o mundo espiritual.
Tal como a cor branca representa as qualidades de Osanobua e o vermelho expressa a natureza de Ogum e Osun, o preto simboliza Ogiuwu e Esu.

O Império Edo
O Império de Benin ou Império Edo (1440-1897) foi um grande estado africano pré-colonial da moderna Nigéria.
Não deve ser confundido com o país dos nossos dias chamado Benin (e outrora chamado Daomé).
Segundo um conto tradicional, os povos originais e fundadores do Império de Benin, o povo Bini, foram inicialmente governados pelos Ogisos (Reis do Céu).
A cidade de Ubini (mais tarde chamada Benin City) foi fundada em 1180 AD.
O Oba de Benin foi o Oba ou Rei de Edo ou Império de Benin, um império com sua capital em Benin (formalmente chamada de Ile Ibinu) nos dias atuais Nigéria, de 1180 até 1897.
O título de 'oba' é proveniente do idioma nativo do Ioruba, (um grande grupo étnico africano), e significa rei ou governante.
O antigo nome da cidade Benin também deriva da língua ioruba; Ile Ibinu literalmente significa "Casa da querela".
A pátria Edo ou Benin, foi e continua sendo significativamente mais povoada pela Edo (também designado por Bini ou grupo étnico Benin).