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terça-feira, 10 de abril de 2012

Famílias de Voduns


Tradição religiosa do povo Fon

Na África dos povos Fon, os espíritos são agrupados em famílias e chefiadas por um vodun principal.
Os voduns representam ora um elemento ou fenômeno da natureza, ora da cultura.
Existem basicamente quatro famílias principais:

Os Ji-voduns

São os voduns do alto, ligados ao céu e aos fenômenos do firmamento.
Integram o panteão de Mawu-Lissá.
Loko, primogênito dos voduns, representado pela árvore sagrada conhecida pelos iorubas como Iroco e na África de língua portuguesa como amoreira africana (Milicia excelsa) e que foi substituída no Brasil pela gameleira branca (Ficus doliaria).
Aguê, vodun da selva e da caça, detentor dos segredos da arte e da técnica, sincretizado no Brasil com o Oxóssi ioruba.
Dji, vodun do trovão.
Adjakpá, vodun da água potável.
Aiabá, vodun protetora do lar.
Wete e Alawê, protetores das riquezas de seu pai, Lissá.
Aizu e Akau, protetores das riquezas de sua mãe, Mawu.
Gu, vodun dos metais, guerra, fogo, da morte violenta, dos ferreiros e protetor dos recém-circuncidados, equivalente ao Ogum ioruba.

Os Ayi-voduns

São os voduns da terra
Integram o panteão de Sakpatá, rei do solo, senhor do chão, que representa tudo o que está na terra.
Sakpatá, vodun da varíola, equivalente ao Xapanã ioruba.
Possui outro nome, menos perigoso de pronunciar: Ainã.
Corrossu e Niobê Ananu, causadores da varíola.
Da Zodji, causador da disenteria e dos vômitos.
Da Longan
Da Sandji e seu irmão gêmeo Bossu Zurron
Aglossutô, causador das feridas incuráveis.
Arrossu Ganvá, causador dos inchaços.
Avimajé
Aizã ou Ayizan (Aziza entre os gwen), dona da crosta terrestre e dos mercados.

Os Tô-voduns

São os voduns do Mar
Integram o panteão de Sô.
Sogbô ou Sobô, chefe do panteão que mora no céu e de lá fulmina os ladrões, feiticeiros e malfeitores.
Agoê ou Hu, vodun do mar sempre em movimento.
Na Etê, a chuva.
Heviossô, vodun que comanda os raios e relâmpagos, equivalente ao Xangô ioruba.
Badé
Avrequetê, vodun que habita a arrebentação marinha e leva as men­sagens de seu pai Hou às di­vindades marítimas e aos homens.
Topodum

Os Henu-voduns

São voduns peculiares a determinados clãs e que ostentam os títulos de togbé e atá.
Atá Kpessu, vodun da guerra.
Atá Sakumo, chefe dos voduns de seu clã.
Mamá Kole, sua esposa, simbolizada pelas águas doces dos solos arenosos.

Além destes grupos, há voduns importantes

Nanã Burucu, vodun muito antigo e respeitado.
Segundo algumas tradições, é a mesma que Mawu.
Para outros, é o mesmo que Sabadã.
Legbá, caçula de Mawu-Lissá, de quem também é mensageiro e intermediário, representa as entradas e saídas e a sexualidade e é sincretizado com o Exu ioruba.
Nenhuma comunicação entre Mawu e um vodun pode ocorrer sem sua intervenção.
É ele quem estabelece essa ligação e por isso deve receber oferendas e libações antes de todos os voduns.
Fá ou Afá, vodun da adivinhação e do destino, equivalente ao Orunmilá ioruba.
Veículo entre o mundo visível e invisível, conselheiro e guia dos homens, que indica as diretrizes para os negócios de todos os dias.
Agassu, vodun que representa a linhagem real do Reino do Daomé.