Tradição religiosa do povo Fon
Na África dos povos Fon, os espíritos são agrupados em famílias
e chefiadas por um vodun principal.
Os voduns representam ora um elemento ou fenômeno da
natureza, ora da cultura.
Existem basicamente quatro famílias principais:
Os Ji-voduns
São os voduns do alto, ligados ao céu e aos fenômenos do
firmamento.
Integram o panteão de Mawu-Lissá.
Loko, primogênito dos voduns, representado pela árvore
sagrada conhecida pelos iorubas como Iroco e na África de língua portuguesa
como amoreira africana (Milicia excelsa) e que foi substituída no Brasil pela
gameleira branca (Ficus doliaria).
Aguê, vodun da selva e da caça, detentor dos segredos da
arte e da técnica, sincretizado no Brasil com o Oxóssi ioruba.
Dji, vodun do trovão.
Adjakpá, vodun da água potável.
Aiabá, vodun protetora do lar.
Wete e Alawê, protetores das riquezas de seu pai, Lissá.
Aizu e Akau, protetores das riquezas de sua mãe, Mawu.
Gu, vodun dos metais, guerra, fogo, da morte violenta, dos
ferreiros e protetor dos recém-circuncidados, equivalente ao Ogum ioruba.
Os Ayi-voduns
São os voduns da terra
Integram o panteão de Sakpatá, rei do solo, senhor do chão,
que representa tudo o que está na terra.
Sakpatá, vodun da varíola, equivalente ao Xapanã ioruba.
Possui outro nome, menos perigoso de pronunciar: Ainã.
Corrossu e Niobê Ananu, causadores da varíola.
Da Zodji, causador da disenteria e dos vômitos.
Da Longan
Da Sandji e seu irmão gêmeo Bossu Zurron
Aglossutô, causador das feridas incuráveis.
Arrossu Ganvá, causador dos inchaços.
Avimajé
Aizã ou Ayizan (Aziza entre os gwen), dona da crosta
terrestre e dos mercados.
Os Tô-voduns
São os voduns do Mar
Integram o panteão de Sô.
Sogbô ou Sobô, chefe do panteão que mora no céu e de lá
fulmina os ladrões, feiticeiros e malfeitores.
Agoê ou Hu, vodun do mar sempre em movimento.
Na Etê, a chuva.
Heviossô, vodun que comanda os raios e relâmpagos,
equivalente ao Xangô ioruba.
Badé
Avrequetê, vodun que habita a arrebentação marinha e leva as
mensagens de seu pai Hou às divindades marítimas e aos homens.
Topodum
Os Henu-voduns
São voduns peculiares a determinados clãs e que ostentam os
títulos de togbé e atá.
Atá Kpessu, vodun da guerra.
Atá Sakumo, chefe dos voduns de seu clã.
Mamá Kole, sua esposa, simbolizada pelas águas doces dos
solos arenosos.
Além destes grupos, há voduns importantes
Nanã Burucu, vodun muito antigo e respeitado.
Segundo algumas tradições, é a mesma que Mawu.
Para outros, é o mesmo que Sabadã.
Legbá, caçula de Mawu-Lissá, de quem também é mensageiro e
intermediário, representa as entradas e saídas e a sexualidade e é sincretizado
com o Exu ioruba.
Nenhuma comunicação entre Mawu e um vodun pode ocorrer sem
sua intervenção.
É ele quem estabelece essa ligação e por isso deve receber
oferendas e libações antes de todos os voduns.
Fá ou Afá, vodun da adivinhação e do destino, equivalente ao
Orunmilá ioruba.
Veículo entre o mundo visível e invisível, conselheiro e
guia dos homens, que indica as diretrizes para os negócios de todos os dias.
Agassu, vodun que representa a linhagem real do Reino do
Daomé.