Seguidores

segunda-feira, 30 de abril de 2012

O Caboclo

Imagem do indígena, nativo da terra, também significando mestiçagem entre branco e índio, mestiço que mora no mato, mulato de cabelo liso.
É comum observarmos a utilização do termo Caboclo significando cabra, homem de trabalho arrojado, morador das roças e sertões. No entanto, o Caboclo significa muito mais; ele é, na concepção dos terreiros, o caçador livre, verdadeiro protótipo daquele que não se deixou escravizar, símbolo de altivez e liberdade, assumindo, assim, o papel de defensor da terra. ...
A história focaliza o Caboclo como sinônimo de indígena, isto ocorrendo até fins do século XVIII.
por Raul Giovanni da Motta Lody

Publicado em 1977, Ministério da Educação e Cultura, Departamento de Assuntos Culturais, Fundação Nacional de Arte, Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro (Rio, RJ).
Raul Geovanni da Motta Lody (Rio de Janeiro, 1952), é um antropólogo, museólogo e professor brasileiro, responsável por vários estudos na área das religiões afro-brasileiras, sobretudo na Bahia.
Suas principais pesquisas antropológicas e etnológicas resultaram na publicação do Dicionário de Arte Sacra e Técnicas Afro-Brasileiras.

Veja também:
Antropólogo Raul Lody fala sobre o acarajé
Rito Angola Caboclo - samba e ancestralidade