Seguidores

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Samba de Caboclo - Raul Lody

Ha tempos que procuro esse texto sobre o Samba de Caboclo, publicado pelo MEC em 1977 e esgotado nas livrarias.
Consegui recentemente um exemplar num sebo de livros e estou me deliciando com a maneira que o antropólogo Raul Lody discorre sobre o tema do Caboclo.
Acredito que ele deve ter influenciado bastante os pesquisadores desse assunto.
Pretendo destacar mais adiante alguns parágrafos dessa publicação para dividir com os interessados os seus pensamentos aqui nas paginas desse blog.

Samba de Caboclo
“O samba de Caboclo tem na alegria de suas cantigas e na sua eloquente movimentação coreográfica seus principais aspectos"
Permissível nos terreiros Angola-Congo e Moxicongo, o Samba de caboclo e o culto dos Caboclos são temas de difícil separação.
Os adeptos e cultores do Samba de Caboclo determinam um calendário festivo aberto às muitas interpretações subjetivas sobre as lendas e acontecimentos relacionados com os Caboclos e sua vida nas matas, estórias de valentia, caçadas, animais das florestas, belezas da natureza e a presença dos santos católicos e suas atuações nos acontecimentos da vida.”.
por Raul Giovanni da Motta Lody

Publicado em 1977, Ministério da Educacão e Cultura, Departamento de Assuntos Culturais, Fundacão Nacional de Arte, Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro (Rio, RJ).
Raul Geovanni da Motta Lody (Rio de Janeiro, 1952), é um antropólogo, museólogo e professor brasileiro, responsável por vários estudos na área das religiões afro-brasileiras, sobretudo na Bahia.
Suas principais pesquisas antropológicas e etnológicas resultaram na publicação do Dicionário de Arte Sacra e Técnicas Afro-Brasileiras.

Veja também:
Antropólogo Raul Lody fala sobre o acarajé
Rito Angola Caboclo - samba e ancestralidade