Seguidores

sábado, 28 de abril de 2012

Rituais para Obás no palácio


Tradição do Povo Edo

O palácio é o centro da atividade ritual voltada para o bem estar e prosperidade da nação do Benin. Além das cerimonias religiosas domesticas, das associações e rituais do vilarejo, há um ciclo anual de rituais realizados dentro do espaço palaciano. Alguns são de natureza privada, tais como os sacrifícios que o Obá faz para o seu próprio Ehi, Ugie Ama, ou para a suas Mãos, Ihiekhu.
As outras cerimonias são públicas. Esses rituais solicitam um grande numero de participantes além de tempo e dispêndio de energia. Os materiais usados para o ritual, como animais para sacrifício, presentes e comidas para as oferendas, vem de todo o reino. Alguns vilarejos enviam especialistas para oficiar cerimonias específicas tais como os Ilobi, habitantes de Isi, especializados na preparação de flechas envenenadas, que vem participar no ritual de guerra Isiokuo.
Dentro da capital, associações inteiras organizam-se na participação dessas cerimonias, dentre os quais estão os percussionistas, os escudeiros, os sacerdotes encarregados dos sacrifícios e os distribuidores de animais para imolação. Artesãos de todos os tipos, entalhadores, fundidores, tecelões, fabricantes de artigos de couro, e assim por diante, são aqueles que providenciam os trajes e objetos rituais para serem usados, além de um grande numero de especialistas de Osun responsáveis pelos intrincados preparos mágicos.
Todos esses especialistas possuem áreas de trabalho e estoque dentro do palácio. É uma atividade concentrada. De fato a complexa organização hierárquica dos Edos pode ser comparada a um formigueiro.
Na ocasião das cerimonias, o rei e seus chefes dedicam-se a uma série de preparações materiais e espirituais. Seus trajes são encomendados ou reformados, preparam-se os amuletos de proteção, e animais são sacrificados em oferenda para garantir que o ritual seja bem sucedido.
Os beninenses tem uma metáfora segundo a qual “a preparação para ir a uma cerimonia palaciana é como a preparação para guerra".
Ha inimigos do rei estão de tocaia dentro e fora do reino, portanto uma das tarefas importantes dos chefes é a de providenciar as proteções mágicas e aumentar o poder místico do Oba.