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quarta-feira, 11 de abril de 2012

Trowos, os Voduns Ewes


Religião tradicional dos povos Ewes

As línguas Ewe e Fon são muito próximas, e o termo vodu ou vodun capta os antigos conceitos e prismas filosóficos que permeiam os Anlo, Ewe e Fon nas regiões litorâneas de Gana, Togo e Benim, respectivamente.
Ha pouca concordância entre os Anlo, sobre a designação precisa do termo Ewe, vodu.
É uma palavra intercambiada com outros termos tais como Tro (espírito ancestral) ou Legba.
Nas culturas ocidentais, podemos perceber a diferença entre o sentido de espírito, comparado a santo, fantasma, demônio, aparição, deus, divindade, anjo, e assim por diante.
Etimologicamente, é possível compreender melhor o termo vodu, pela analise de seus componentes.
Na língua Ewe, vo, significa estar à vontade, descompromissado e livre, para descansar e relaxar.
Du significa rasgar, empurrar.
E Du tsi significa buscar ou tirar água de alguma fonte ou poço.
Baseado nesses morfemas podemos compreender melhor quando se diz, vodun, vodun, pare de tirar água.
A vida é como um lago, no qual os humanos que chegam a esse mundo, assim encontram.
Precisamos ser pacientes
Quando nascemos em uma família precisamos aprender a ter paciência.
Quando ouvimos um adulto falar precisamos ficar atentos e ouvir.
Se formos pacientes e ouvirmos que nos dizem, que a lagoa é a fonte da vida iremos aprender com isso.
É por isso que se diz vodun, vodun, pare de tirar água, pare de tirar água.
Etimologicamente, é possível compreender melhor o termo vodu, pela analise de seus componentes.
Na língua Ewe, vo, significa estar à vontade, descompromissado e livre, para descansar e relaxar.
Du significa rasgar, empurrar.
E Du tsi significa buscar ou tirar água de alguma fonte ou poço.
Baseado nesses morfemas podemos compreender melhor quando se diz, vodun, vodun, pare de tirar água.
A vida é uma lagoa na qual os humanos chegam a esse mundo e encontram.
Precisamos ser pacientes
Quando nascemos em uma família precisamos aprender a ter paciência.
Quando ouvimos um adulto falar precisamos ficar atentos e ouvir.
Se formos pacientes e ouvirmos que nos dizem, que a lagoa é a fonte da vida iremos aprender com isso.
É por isso que se diz vodun, vodun, pare de tirar água, pare de tirar água.
Porque será que a palavra vodun é traduzida frequentemente por religião, culto, deus, ou até mesmo reduzida a um fetiche ou ídolo?
Pelo que se observa, para os Anlo, esse termo refere-se mais a uma filosofia do que uma religião ou mesmo espírito.
Vodu são deuses protetores originários do Benim e da Nigéria que podem ser corporificados em suportes e cultuados por determinados indivíduos.
Dimensões tangíveis e visíveis de um fenômeno cósmico.
Podem ser representados na forma de grandes cabaças ou por vezes num punhados de ervas dentro de um pequeno recipiente.
Mas também podem tomar uma aparência humana como as imagens de alegba ou du-legba.
Tal como eles imagens de voduns podem ser encontradas ao longo das estradas e na parte de fora da entrada das casas.
Algumas vezes são comparados a alegba e du-legba, porém ha uma diferença visual entre eles.
Às vezes os voduns são deixados por vezes ao relento, como alegba, o que não é frequente, pois normalmente são guardados em pequenas cabanas de tetos cônicos, enquanto alegba e du-legba ficam sempre ao ar livre.
Isso fornece uma pista para a distinção entre vodu, tro e legba.
Poderíamos sugerir que Tro possui uma personalidade característica assim como uma representação definida por uma imagem antropomórfica carregada de personalidade.
Contrariamente, o vodu pende mais para o lado metafísico, um poder, uma filosofia ou um modo de ser controlado pelo cessar de tirar a água.
Nas conversas informais com os Anlo, percebe-se que alguns deles caracterizam o vodu, como algum tipo de poder enquanto outros se recusam a fazer afirmações.
Detalhes que os Ewe não verbalizam assim de pronto.

Traduzido do texto:
Vodu Metaphysics
Power Gleaned from Resting to Draw the Water
by Kathryn Geurts, University of Pennsylvania