Seguidores

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Arquitetura no Sudão Nilótico

África Negra Pré Colonial 
Tecnologia

A arquitetura assume importância primordial no que se refere à tecnologia na África pré-colonial. Isso pode ser verificado nas construções que permaneceram desses tempos em todo o continente africano.

Arquitetura no Sudão Nilótico

De acordo com todos os documentos disponíveis, o Sudão foi uma das primeiras civilizações da África Negra: foi a Etiópia da antiguidade. A atual Etiópia era apenas uma mera província que só foi separada após a era ptolomaica no Egito.
A descoberta da sua antiga capital Meroë por Calliaud, através dos relatos de Heródoto e Diodoros Siculus, permitiu desenterrar as fundações de várias estruturas antigas. Mais tarde Lépsius descobriu as fundações de um observatório astronômico nesse local: nas paredes desse edifício foram encontradas cenas que representavam pessoas operando um instrumento que poderíamos chamar apropriadamente de astrolábio. Foram descobertas uma série de equações numéricas relacionadas a eventos astronômicos que ocorreram dois séculos antes de Cristo.
Além disso, oitenta e quatro pirâmides em torno da antiga capital, e que como aquelas do Egito, eram sepulcros reais; e alguns templos como o de Semna.

O livro e o autor - Veja o link abaixo: