Seguidores

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Búzios e Ifá

Sixteen Cowries - Dezesseis Búzios

De acordo com os mitos iorubanos, a adivinhação por meio de búzios foi introduzida pela deusa do rio Oxum. Ela aprendeu com Orunmila (Ifá) no tempo em que viveu com ele, apesar de alguns de seus devotos negarem isso. Numa das versões ela começou a jogar para alguns dos consultantes de Orunmila enquanto ele não estava em casa. Ao ficar sabendo disso ele mandou-a embora, motivo pelo qual ela não aprendeu integralmente a adivinhação de Ifá. Ha outros mitos que contam histórias diferentes.
O jogo de Ifá e o de búzios são distinguidos tanto pelos nomes quanto pelos adivinhos, que também diferem por sexo, pelo aparato usado, pelo numero de configurações envolvidas, pela escolha entre alternativas específicas, e pelas divindades que presidem.
Para os adivinhos de Ifá conhecidos por babaláwo e precisam ser homens, o jogo manipula dezesseis nozes de Kola nas mãos do adivinho ou uma corrente divinatória conhecida como Ifá.
No érìndílógún, os adivinhos são conhecidos como awo olorìsà podendo ser de ambos os sexos. O jogo manipula dezesseis búzios nos quais existem dezessete configurações permitindo-se escolher apenas entre duas alternativas específicas, e a divindade que preside o jogo é Òrìsà Olùfòn, conhecido também por Òrìsalá.
Há todavia uma série de similitudes. Tanto o babaláwo e o awo olorìsà são chamados de awo, ambos são herbalistas bem como adivinhos. Em ambos os sistemas as configurações são conhecidas por odù e os versos como ese.
Os nomes e as configurações assemelham-se. Os versos memorizados constituem o âmago de ambos os sistemas, e também são distintos de outros jogos de adivinhação conhecidos pelos iorubas, tal como os de quatro búzios, os de quatro nozes de kola (obi), os de quatro nozes de kola amarga (orobô), os de olhar a sorte na água, o de expressarem-se através do transe, as marcas na areia do Islã, o jogo de quatro correntes (agigba), sendo que esta ultima possui pequenos versos associados a ela.
Tanto no Ifá quanto nos búzios os versos contem as predições sagradas e os sacrifícios a serem realizados e o cliente escolhe o verso apropriado a seu caso. O propósito dessas adivinhações é a de determinar qual o sacrifício adequado para repelir o mal e assegurar as bençãos que foram preditas.
Em ambos os jogos de Ifá e de búzios alguns versos são similares.
  
William Russell Bascom
1912-1981

William R. Bascom nasceu em 1912 em Princeton, Illinois.
Diplomou-se em Física no ano de 1933 na Universidade de Wisconsin, Madison.
Decidiu tomar um rumo diferente em carreira obtendo o mestrado em Antropologia em 1936.
Em 1939, foi o primeiro aluno a receber um Ph.D. em Antropologia na Northwestern University como discípulo de Melville Herskovits.
Publicou Sixteen Cowries: Yoruba Divination from Africa to the New World (1980) Dezesseis búzios: adivinhação ioruba da África para o Novo Mundo (1980).

Ifa Divination, Traduzido - Bascom, William 
Sixteen Cowries - Extratos do livro - Bascom, William

Sixteen Cowries: Yoruba divination from Africa to the New World
Autor William Russell Bascom
Edição reimpressão, ilustrada
Editora Indiana University Press, 1993
ISBN 0253208475, 9780253208477
Num. págs. 790 páginas