De acordo com os mitos iorubanos, a adivinhação por meio de
búzios foi introduzida pela deusa do rio Oxum. Ela aprendeu com Orunmila (Ifá)
no tempo em que viveu com ele, apesar de alguns de seus devotos negarem isso.
Numa das versões ela começou a jogar para alguns dos consultantes de Orunmila
enquanto ele não estava em casa. Ao ficar sabendo disso ele mandou-a embora,
motivo pelo qual ela não aprendeu integralmente a adivinhação de Ifá. Ha outros
mitos que contam histórias diferentes.
O jogo de Ifá e o de búzios são distinguidos tanto pelos
nomes quanto pelos adivinhos, que também diferem por sexo, pelo aparato usado,
pelo numero de configurações envolvidas, pela escolha entre alternativas
específicas, e pelas divindades que presidem.
Para os adivinhos de Ifá conhecidos por babaláwo e precisam
ser homens, o jogo manipula dezesseis nozes de Kola nas mãos do adivinho ou uma
corrente divinatória conhecida como Ifá.
No érìndílógún, os adivinhos são conhecidos como awo olorìsà
podendo ser de ambos os sexos. O jogo manipula dezesseis búzios nos quais
existem dezessete configurações permitindo-se escolher apenas entre duas alternativas
específicas, e a divindade que preside o jogo é Òrìsà Olùfòn, conhecido também
por Òrìsalá.
Há todavia uma série de similitudes. Tanto o babaláwo e o
awo olorìsà são chamados de awo, ambos são herbalistas bem como adivinhos. Em
ambos os sistemas as configurações são conhecidas por odù e os versos como ese.
Os nomes e as configurações assemelham-se. Os versos
memorizados constituem o âmago de ambos os sistemas, e também são distintos de
outros jogos de adivinhação conhecidos pelos iorubas, tal como os de quatro
búzios, os de quatro nozes de kola (obi), os de quatro nozes de kola amarga (orobô),
os de olhar a sorte na água, o de expressarem-se através do transe, as marcas
na areia do Islã, o jogo de quatro correntes (agigba), sendo que esta ultima
possui pequenos versos associados a ela.
Tanto no Ifá quanto nos búzios os versos contem as predições
sagradas e os sacrifícios a serem realizados e o cliente escolhe o verso
apropriado a seu caso. O propósito dessas adivinhações é a de determinar qual o
sacrifício adequado para repelir o mal e assegurar as bençãos que foram
preditas.
Em ambos os jogos de Ifá e de búzios alguns versos são
similares.
William Russell Bascom
1912-1981
William R. Bascom nasceu em 1912 em Princeton, Illinois.
Diplomou-se em Física no ano de 1933 na Universidade de
Wisconsin, Madison.
Decidiu tomar um rumo diferente em carreira obtendo o
mestrado em Antropologia em 1936.
Em 1939, foi o primeiro aluno a receber um Ph.D. em
Antropologia na Northwestern University como discípulo de Melville Herskovits.
Publicou Sixteen Cowries: Yoruba Divination from Africa to
the New World (1980) Dezesseis búzios: adivinhação ioruba da África para o Novo
Mundo (1980).
Ifa Divination, Traduzido - Bascom, William
Sixteen Cowries - Extratos do livro - Bascom, William
Sixteen Cowries: Yoruba divination from Africa to the New
World
Autor William Russell Bascom
Edição reimpressão, ilustrada
Editora Indiana University Press, 1993
ISBN 0253208475, 9780253208477
Num. págs. 790 páginas