Seguidores

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Cosmogonia Ioruba

Sixteen Cowries - Dezesseis Búzios

De acordo com a crença dos iorubas há um grande elenco de divindades (ebora, ebura, imolè, òrisà), cujo número nunca foi plenamente quantificado. Os praticantes falam frequentemente em 401 deuses, tal como nos versos, mas há um deles que menciona 3200 divindades. Cada deus possui seus atributos, funções e poderes específicos, mas todos eles podem trazer fertilidade, proteção e outras bênçãos para seus fieis adoradores.
Acredita-se que todas as divindades já habitaram a terra, indo e voltando para o céu, transformando-se em rios ou colinas, com exceção de Olorun o deus do céu.
Acima de todos eles está Olodumaré, "Aquele que possui o céu" (Olórun) ou "Rei do Céu" (Oba òrun), sincretizado com o Deus Cristão ou com o Allah muçulmano. Os versos identificam o Prodígio (Árà) como seu filho e duas das suas esposas, Aina e Ore, como suas filhas. Olorun não possui santuário especial, e também não recebe sacrifícios, mas qualquer um pode rezar para ele. Ele vive nas alturas, acima do arco-íris, e como mostram os versos de Ifá pode intervir nos assuntos dos humanos. O mais importante é que Olorun controla e designa os destinos dos homens. Os iorubas creem na reencarnação e na multiplicidade das almas. A mais importante entre todas é a alma ancestral guardiã (eledá, ìpònrí, ipòrí), associada com a cabeça do individuo, seu destino, e reencarnação. A segunda é a respiração, sopro da vida (emí) que habita nos pulmões e no peito e possui narinas para servi-la tais como as duas aberturas no fole de um ferreiro.
O sopro é a força vital que faz o homem trabalhar e viver. Ha quem diga que existe uma terceira alma (òjìji) a sombra, que não possui função durante a vida apenas acompanha o corpo durante a vida. Podemos ver a sombra, escutar e sentir a respiração, mas ninguém ouve, sente ou vê a alma que o guarda, durante a vida. A sombra não possui substância e não requer alimentação; a respiração é sustentada pelo alimente que o indivíduo come durante a vida; mas o a alma guardiã precisa ser alimentada ocasionalmente através de sacrifícios (ìborí, Ibo orí) dar de comer à cabeça.

William Russell Bascom
1912-1981

William R. Bascom nasceu em 1912 em Princeton, Illinois.
Diplomou-se em Física no ano de 1933 na Universidade de Wisconsin, Madison.
Decidiu tomar um rumo diferente em carreira obtendo o mestrado em Antropologia em 1936.
Em 1939, foi o primeiro aluno a receber um Ph. D. em Antropologia na Northwestern University como discípulo de Melville Herskovits.
Publicou Sixteen Cowries: Yoruba Divination from Africa to the New World (1980) Dezesseis búzios: adivinhação ioruba da África para o Novo Mundo (1980).

Ifá Divination, Traduzido - Bascom, William 
Sixteen Cowries - Extratos do livro - Bascom, William

Sixteen cowries: Yoruba divination from Africa to the New World
Autor William Russell Bascom
Edição reimpressão, ilustrada
Editora Indiana University Press, 1993
ISBN 0253208475, 9780253208477
Num. págs. 790 páginas