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quarta-feira, 2 de maio de 2012

Merindilogun

Sixteen Cowries - Dezesseis Búzios
  
A arte divinatória com dezesseis búzios é empregada nos cultos de Orixalá e de outras divindades do branco “da criação", e nos cultos de Exu, Xangô, Oyá Oxum, Oba, Yemanjá, Naâ Buruku, e, em algumas cidades, Oxossi e Xapanã. Yewá é a deusa do rio Yewá, Obá a deusa do Rio Obá e Nanã Buruku é uma deusa associada com uma cobra aquática.
Comparado com o Jogo de Ifá, que opera com nozes de palma presas numa corrente, o de búzios é bem mais simples.
Os búzios são lançados sobre uma peneira caindo alguns com a face aberta para baixo e outros para cima. São dezessete posições 1 + dezesseis. A memorização dos versos, entretanto, é tão difícil e exaustiva quanto os de Ifá. Os búzios usados para o jogo não são do mesmo tipo usado anteriormente como moeda (owo eyo), mas de tamanho menor (owo ero). A peneira (àte) é plana, uma esteira, do mesmo tipo que se usa para dispor artigos à venda no mercado.
As dezessete caídas que constam no jogo de búzios possuem nomes, muitos dos quais são aparentados com as figuras de Ifá. Veja a tabela abaixo:

Merindilogun é o nome do jogo em ioruba e significa dezesseis

1. Okanran Oranyan (Ancestral de Ile Fie)
2. Eji Oko Egun, Iku e Ibeji
3. Ogunda Ogun, Yemoja
4. Irosun Obalufon (aspecto de Orixalá)
5. Ose, Oshun
6. Obara, Ornmila, Ifá.
7. Odi, Egbe Ogba (abiku, crianças nascidas para morrer)
8. Eji Ogbe, Orixá Rowu (uma divindade da criação, do branco)
9. Osa, Oya
10. Ofun, Obanlá (Orixalá) e Oduá (Oduduwa)
11. Owonrin Egun (Egungun)
12. Ejila Sebora, Xango
13. Ika, Xapanã (Obabaluaiye)
14. Oturupon, Okirikishi
15. Ofun Kanran, Ogum
16. Irete, Oluofin, (uma divindade da criação, do branco)
17. Opira, Ogboni 

Quando a configuração (odù) for definida pela primeira jogada dos búzios, o adivinho recita três versos (ese) que estão associados com o odu. Os versos contêm predições e sacrifícios para serem feitos, baseados no cliente "mitológico" que serve como precedente. A menos que o adivinho seja interrompido pelo cliente, ele prossegue recitando os versos que ele aprendeu para essa configuração. No Ifá é o cliente quem escolhe o verso que se aplica ao seu caso. E assim como no Ifá, pode obter-se informações mais específicas, fazendo jogadas adicionais para escolher entre alternativas específicas baseadas na ordem hierárquica das dezessete configurações.
A escolha entre duas alternativas faz-se apenas com as perguntas sim e não obedecendo a sequencia. O consultante segura pequenos objetos em cada mão, podendo ser o casco de uma tartaruga pequena simbolizando o desconhecido (àimò) e um pequeno seixo simbolizando vida longa (àìkú) e pergunta a Orixalá para indicar pelos búzios qual das mãos foi escolhida.
Caso o verso predisser uma benção, o consultante pode conhecer a sua natureza perguntando aos búzios sim ou não, na seguinte ordem:
(ire àìkú) vida longa, (ire ajé) dinheiro, ire obìnrin benção para as esposas, (ire omo) benção para as crianças, ou (ire ìbùjókó) benção para um novo lar. Estas benções assemelham-se às do jogo de Ifá. Caso nenhuma dessas cinco bênçãos estiver indicada pelos búzios, entende-se que a resposta é (ire gbogbó), ou seja, todas as bênçãos, ou (àláfià) paz e contentamento.
Se o verso predisser (ibi) o mal, o cliente pode perguntar em sequencia se é (ikú) morte, (àrùn) doença, (òfò) perda, (ìjà) briga ou (òràn) tribunal de justiça. Estas respostas também se assemelham às do jogo de Ifá. Caso nenhuma delas seja indicada ou predita para si, sua esposa, o filho mais velho, o mais novo, ou um amigo, compreende-se que a resposta é (ibi gbogbó) todos os males.
O cliente pode perguntar em seguida o que é preciso fazer para assegurar as bênçãos prometidas ou evitar o mal predito. Isso se faz perguntando na seguinte ordem se um (ebo) sacrificio para Exu, ou se é para (Egun) Egungun, (Orixa) Orixalá, para (Ori) a cabeça do consultante, (Egbè Ògbà) crianças nascidas para morrer, (Ifá) Orunmila, Orixá Oko, Yemoja, (Ilê) a Terra, uma árvore de Iroko, uma árvore de Ose, (ale ile) o chão dentro da casa, Xapanã, ou então para (àwon àgbàlagbà) as feiticeiras.
Caso, a primeira alternativa (ebó) for indicada, significando sacrifício oferecido para Exu, é necessário perguntar se é para (Yangi) a laterita que serve de proteção para a casa, a encruzilhada ou (Orita méta) a bifurcação de um caminho, local onde se atribui ser sua casa, (èhìkùnlé) no fundo da casa ou (àtàn) sobre uma pilha de dejetos.
Tal como na adivinhação de Ifá, o objetivo do jogo é o de determinar o sacrifício correto, assim como se recita nesses versos:
"Aquilo que ajuda uma pessoa é oferecer sacrifícios; sem oferendas não se ajuda a ninguém."

William Russell Bascom
1912-1981

William R. Bascom nasceu em 1912 em Princeton, Illinois.
Diplomou-se em Física no ano de 1933 na Universidade de Wisconsin, Madison.
Decidiu tomar um rumo diferente em carreira obtendo o mestrado em Antropologia em 1936.
Em 1939, foi o primeiro aluno a receber um Ph. D. em Antropologia na Northwestern University como discipulo de Melville Herskovits.
Publicou Sixteen Cowries: Yoruba Divination from Africa to the New World (1980) Dezesseis buzios: adivinhação ioruba da África para o Novo Mundo (1980).

Ifa Divination, Traduzido - Bascom, William 
Sixteen Cowries - Extratos do livro - Bascom, William

Sixteen Cowries: Yoruba divination from Africa to the New World
Autor William Russell Bascom
Edição reimpressão, ilustrada
Editora Indiana University Press, 1993
ISBN 0253208475, 9780253208477
Num. págs. 790 páginas