Seguidores

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ifaismo, a religião dos iorubas

Ifaismo é frequentemente aludido como a religião dos iorubas, seja candomblé, santeria, vodu ou demais sincretismos. O nome Ioruba na África compreende um grupo de pessoas que falam a mesma língua e vivem dentro de certos limites conhecidos por Yorubaland, território iorubano. Atualmente a maioria dos Iorubas não sabe nada sobre Ifá. O sistema de educação nas Américas, não está concebido para ensinar os jovens sobre a história, cultura, virtudes e religião africana. A maioria dos negros aprende apenas a história dos países do continente americano, aonde os escravos se radicaram e construíram os países americanos.
Antes que houvesse qualquer tipo de escrita havia Ifa. Ifa, então era obviamente oral. Na África, determinados indivíduos passaram a vida inteira, desde a infância, aprendendo os versos de Ifa. Estes versos chegam à casa dos milhares expressando cada faceta de um indivíduo e suas possibilidades na vida. Ifa consiste num conjunto de versos divinatórios que abrangem a criação da terra, de cada espécie animal, do homem e da tecnologia. Compreende a totalidade de nossos reinos da Terra e do Céu, fornecendo uma comunicação direta do Individuo com o Divino.
Os Orixás são manifestações de Deus criadas para nos ajudar a entender cada parte do enigma da vida. Ifa nos ajuda a juntar as peças do grande quebra-cabeças e identificar qual das peças representamos. Em outras palavras, saber exatamente quem somos, qual o nosso destino, torna mais acessível à realização de nossos objetivos. Essa informação nos permite evitar o jogo de tentativas e erros, que causa tanta frustração e envaidecimento inútil na vida. Todos os Orixás estão compreendidos dentro de Ifá, auxiliando-nos a focalizar nossas orações e aspirações individuais. As diferenças entre os 401 + Orixas constituem um meio adequado para guiar as nossas atitudes individuais. Ifa ajuda a identificar com qual força divina devemos nos alinhar, garantindo maiores chances sermos bem sucedidos.
Compreender esses pontos é a primeira instância para podermos apreciar e compreender, através de Ifa, esse elo com o espirito divino que nos criou. As cores, visões e sons que representam algum aspecto elevado. Há muito mais a ser dito e sentido sobre isso. Ifá é uma religião que deve ser sentida e experimentada.

Extraído do texto:
Ifaism Brief overview - Fa'lofin