Seguidores

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ritual Ioruba

Interpretes, Espetáculo, Desempenho
  
A concepção de rituais como etapas de um roteiro, por vezes real e noutras virtual. caracteriza o modo de cultuar dos povos iorubas do sudoeste da Nigéria. Realizados como desfile ou procissão, peregrinação, mascarada, ou transe de possessão, o roteiro evoca a experiência reflexiva, progressiva, transformativa, da participação ritual. O ritual ioruba é um estudo original e estimulante dessas práticas.
Usando o paradigma do espetáculo teatral, Margareth Thompson Drewal configura uma nova abordagem teórica e metodológica para o estudo do ritual, cuidadosamente fundamentado na aproximação analítica dos pensamentos e ações dos participantes. Desafiando as noções de rigidez, invariância e estereótipo dos rituais tradicionais, Drewal revela um ritual progressivo, transformativo, gerativo, e reflexivo e repleto de simultaneidade, multifocalidade, contingência, indeterminação e intertextualidade.
Em todo o livro ressalta-se a intencionalidade dos atores como agentes conhecedores que transformam o próprio ritual através da improvisação e atuação. As interpolações sobre os participantes e seus significados constituem parte fiel da narrativa de Kolawole Ositola, um estudioso da tradição oral iorubana, praticante da religião, adivinho, e importante na atuação do ritual. Além da rica descrição dos rituais, relacionadas ao nascimento, morte, reencarnação, adivinhação, e construções de gênero (masculino-feminino), há uma rica seleção de fotos de campo das cerimônias, que tornam mais claro o texto.

Margaret Thompson Drewal

Margaret Thompson Drewal é uma teórica das artes performáticas, historiadora de dança, e etnógrafa. Ela estudou os rituais iorubas da África ocidental e afro-brasileiros. Além de danças populares norte-americanas e entretenimentos da virada do século XIX, incluindo espetáculos apresentados nas primeiras Exposições Internacionais. Drewal possui especial interesse na poética e política do discurso performático. Ela também teve experiência profissional como bailarina e coreógrafa.

Yoruba Ritual
Performers, Play, and Agency: Yoruba Ritual Process