Seguidores

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Os Versos

Sixteen Cowries - Dezesseis Búzios


A obra de Bascom é referência importante para a cultura ioruba. Graças à iniciativa desse estudioso, os versos divinatórios do sistema de búzios, o merindilogun, obteve seu registro definitivo.
Na segunda parte do livro, que é a maior, (mais de setecentas páginas) Bascom transcreve os versos. e os traduz para inglês.
Num trabalho gigantesco e exaustivo, ele anotou e organizou todas as configurações relatadas por Salako.
Ao examinar o livro, percebe-se a magnitude da cultura oral iorubana, e a louvável memória desses sacerdotes.
São anos de estudo e dedicação que se iniciam na infância e permanecem durante toda a vida.

Ifa e Merindilogun

A forma mais próxima do Ifa é o Owo Merindilogun, que á mais simples por lidar apenas com dezesseis búzios. Esse sistema era empregado por sacerdotisas de vários Onifa, mas miticamente creditado à deusa Oxum, esposa de Orunmila. Para manipular os búzios não é preciso aprender tantas sequencias como no Ifa, além de ser praticado tanto por mulheres quanto homens. Ao comparar os dois sistemas, Bascom notou que o Ifa é mais utilizado para assuntos de importância publica, enquanto que o merindilogun é usado para questões pessoais.
Nos anos 50, Salako, o sacerdote do culto de Orisanla, gravou ininterruptamente durante 5 horas e meia todos os versos de Ifa que conhecia num gravador operado por Berta M. Bascom.
Esses textos foram transcritos e traduzidos por Adedeji na Nigéria, que consultou Salako várias vezes, para tirar duvidas sobre algumas passagens.
Já de volta a Illinois, Bascom foi assessorado por dois professores, Nataniel Adibi e M.O. Oyawoye.
Dessas pesquisas resultou o livro Sixteen Cowries, que se tornou um marco para o estudo e aprendizado do Ifa.

Salako

Sixteen Cowries foi dedicado à memória de Salako, sacerdote de Orisanla (Orixalá), cuja contribuição foi fundamental para a pesquisa de William Bascom e a realização do livro.
Nos anos 50, Salako, gravou ininterruptamente durante 5 horas e meia todos os versos de Ifa que conhecia num gravador operado por Berta M. Bascom.
Esses textos foram transcritos e traduzidos por Adedeji na Nigeria, que consultou Salako várias vezes, para tirar duvidas sobre algumas passagens.
Já de volta a Illinois, Bascom foi assessorado por dois professores, Nataniel Adibi e M.O. Oyawoye.
Dessas pesquisas
Por volta de 1926 Salako foi para Oyó para ser o adivinho do rei (Alafin). Ele ingressou no templo de Orixalá em 1951, na casa do chefe Ashipà em Isale Oyó. Nessa época ele já estava com setenta anos, conheceu William Bascom.
Anos antes o Alafin converteu-se ao islamismo e muita gente seguiu-o nesse caminho. O único aprendiz de Salako morrera três anos antes, e poucas pessoas vinham a ele para consultar. Ele sentia que não havia mais interesse no conhecimento que havia adquirido durante toda sua vida e que tudo o que havia aprendido estaria condenado ao esquecimento após sua morte.
Três meses após a estadia de Bascom em Oyó, Salako concordou em recitar todos os versos que conhecia para que pudessem ser gravados e desta forma preservados para sempre. Sentou-se diante do gravador, onde falou por cinco horas e meio ininterruptamente. Esse material encontra-se publicado no livro Dezesseis Búzios - Sixteen Cowries com quase oitocentas páginas de reunindo versos divinatórios em ioruba e sua tradução para a língua inglesa.

William Russell Bascom
1912-1981

William R. Bascom nasceu em 1912 em Princeton, Illinois.
Diplomou-se em Física no ano de 1933 na Universidade de Wisconsin, Madison.
Decidiu tomar um rumo diferente em carreira obtendo o mestrado em Antropologia em 1936.
Em 1939, foi o primeiro aluno a receber um Ph.D. em Antropologia na Northwestern University como discípulo de Melville Herskovits.
Publicou Sixteen Cowries: Yoruba Divination from Africa to the New World (1980) Dezesseis búzios: adivinhação ioruba da África para o Novo Mundo (1980).

Ifa Divination, Traduzido - Bascom, William 
Sixteen Cowries - Extratos do livro - Bascom, William

Sixteen cowries: Yoruba divination from Africa to the New World
Autor William Russell Bascom
Edição reimpressão, ilustrada
Editora Indiana University Press, 1993
ISBN 0253208475, 9780253208477
Num. págs. 790 páginas