Salako descreve a sua iniciação no culto de Orisanla aos
quinze anos.
As despesas para sua iniciação e a de sua irmã de dezenove
anos foram pagas por seus pais que cultuavam esse orixá.
Para isso foi necessário que eles providenciassem peixe
(eja), rato (etu), pangolim (ata) que é um animal pequeno semelhante ao
tamanduá, tartaruga (ahun), carne de elefante (eran ajanaku), galinha de angola
(etu), galinha (adie), pomba (eiyele), caracol (igbin), e sabão (ose).
Após a completa raspagem de sua cabeça, deixando a mostra o
couro cabeludo, fez-se uma pequena incisão (gbere), porções desses
"ingredientes" foram moldados junto com pedaços de cabelo, formando
uma pequena pelota colocada sobre o corte. Essa substancia "magica"
deve ficar sobre a cabeça por sete dias, sendo retirada apenas durante o banho.
Desse momento em diante o iniciado jamais poderá raspar a cabeça completamente.
Poderá usar a cabeça para carregar objetos, mas sempre coberta por um pano
branco principalmente quando sair de casa e durante a noite. Ao morrer sua
cabeça será raspada novamente para tirar fora o orixá (lati mu orisa kuro lori
re, ti o ba ti ku).
Ao ser escolhido por Orisala através do jogo dos búzios, um
galo, carneiro ou caracol é sacrificado para a divindade e o sangue do animal
ou o liquido do caracol é colocado dentro da boca do iniciado. É nesse momento
que Orisala monta o iniciado, toma posse dele em um transe, e fala através
dele. Conforme disse Salako, o "Orixá monta a pessoa”, (Orisa gun enia) ou
"Orixá entra no seu corpo” (Orisa wara re). Desse modo qualquer pessoa
iniciada pode ser possuída por Orisala quando estiver dançando e o deixar falar
através dela. Tanto Salako quanto sua irmã menor foram possuídos após sua
iniciação, mas não podendo falar como eleguns.
O elegun é escolhido através dos búzios, para tornar-se o
escolhido para ser montado pelo orixá, levando-se em conta os anos de
iniciação. Para isso é preciso fazer um retiro (etutu) e uma celebração (iwuye)
tal como a do sacerdote chefe para afirmar o seu papel. Nem Salako nem sua irmã
tornaram-se eleguns apos a morte de sua mãe. Sua irmã foi escolhida para a
mesma função de sua mãe, para tomar conta do seu santuário.
Ao novo iniciado é dado um símbolo de Orisala para levar
consigo para casa, seja um pedaço de marfim branco (irin) que é molhado no
sangue da incisão feita na sua cabeça. Nem todos precisam aprender o jogo de búzios.
Salako aprendeu-o com seu babalorixá. Oris ala
William Russell Bascom
1912-1981
William R. Bascom nasceu em 1912 em Princeton, Illinois.
Diplomou-se em Física no ano de 1933 na Universidade de
Wisconsin, Madison.
Decidiu tomar um rumo diferente em carreira obtendo o
mestrado em Antropologia em 1936.
Em 1939, foi o primeiro aluno a receber um Ph. D. em
Antropologia na Northwestern University como discípulo de Melville Herskovits.
Publicou Sixteen Cowries: Yoruba Divination from Africa to
the New World (1980) Dezesseis búzios: adivinhação ioruba da África para o Novo
Mundo (1980).
Ifa Divination, Traduzido - Bascom, William
Sixteen Cowries - Extratos do livro - Bascom, William
Sixteen cowries: Yoruba divination from Africa to the New
World
Autor William Russell Bascom
Edição reimpressão, ilustrada
Editora Indiana University Press, 1993
ISBN 0253208475, 9780253208477
Num. págs. 790 páginas