Seguidores

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Iniciação para Orisanla – Nigéria

Sixteen Cowries - Dezesseis Búzios

Salako descreve a sua iniciação no culto de Orisanla aos quinze anos.
As despesas para sua iniciação e a de sua irmã de dezenove anos foram pagas por seus pais que cultuavam esse orixá.
Para isso foi necessário que eles providenciassem peixe (eja), rato (etu), pangolim (ata) que é um animal pequeno semelhante ao tamanduá, tartaruga (ahun), carne de elefante (eran ajanaku), galinha de angola (etu), galinha (adie), pomba (eiyele), caracol (igbin), e sabão (ose).
Após a completa raspagem de sua cabeça, deixando a mostra o couro cabeludo, fez-se uma pequena incisão (gbere), porções desses "ingredientes" foram moldados junto com pedaços de cabelo, formando uma pequena pelota colocada sobre o corte. Essa substancia "magica" deve ficar sobre a cabeça por sete dias, sendo retirada apenas durante o banho. Desse momento em diante o iniciado jamais poderá raspar a cabeça completamente. Poderá usar a cabeça para carregar objetos, mas sempre coberta por um pano branco principalmente quando sair de casa e durante a noite. Ao morrer sua cabeça será raspada novamente para tirar fora o orixá (lati mu orisa kuro lori re, ti o ba ti ku).
Ao ser escolhido por Orisala através do jogo dos búzios, um galo, carneiro ou caracol é sacrificado para a divindade e o sangue do animal ou o liquido do caracol é colocado dentro da boca do iniciado. É nesse momento que Orisala monta o iniciado, toma posse dele em um transe, e fala através dele. Conforme disse Salako, o "Orixá monta a pessoa”, (Orisa gun enia) ou "Orixá entra no seu corpo” (Orisa wara re). Desse modo qualquer pessoa iniciada pode ser possuída por Orisala quando estiver dançando e o deixar falar através dela. Tanto Salako quanto sua irmã menor foram possuídos após sua iniciação, mas não podendo falar como eleguns.
O elegun é escolhido através dos búzios, para tornar-se o escolhido para ser montado pelo orixá, levando-se em conta os anos de iniciação. Para isso é preciso fazer um retiro (etutu) e uma celebração (iwuye) tal como a do sacerdote chefe para afirmar o seu papel. Nem Salako nem sua irmã tornaram-se eleguns apos a morte de sua mãe. Sua irmã foi escolhida para a mesma função de sua mãe, para tomar conta do seu santuário.
Ao novo iniciado é dado um símbolo de Orisala para levar consigo para casa, seja um pedaço de marfim branco (irin) que é molhado no sangue da incisão feita na sua cabeça. Nem todos precisam aprender o jogo de búzios. Salako aprendeu-o com seu babalorixá. Oris ala 
William Russell Bascom
1912-1981

William R. Bascom nasceu em 1912 em Princeton, Illinois.
Diplomou-se em Física no ano de 1933 na Universidade de Wisconsin, Madison.
Decidiu tomar um rumo diferente em carreira obtendo o mestrado em Antropologia em 1936.
Em 1939, foi o primeiro aluno a receber um Ph. D. em Antropologia na Northwestern University como discípulo de Melville Herskovits.
Publicou Sixteen Cowries: Yoruba Divination from Africa to the New World (1980) Dezesseis búzios: adivinhação ioruba da África para o Novo Mundo (1980).

Ifa Divination, Traduzido - Bascom, William 
Sixteen Cowries - Extratos do livro - Bascom, William 

Sixteen cowries: Yoruba divination from Africa to the New World
Autor William Russell Bascom
Edição reimpressão, ilustrada
Editora Indiana University Press, 1993
ISBN 0253208475, 9780253208477
Num. págs. 790 páginas