- O que é, em síntese, a Nova Jerusalém? - perguntei.
Swedenborg, ao morrer em casa de um barbeiro, achava
desnecessário receber os sacramentos por ser de há muito cidadão do outro
mundo.
A respeito dessa região o cidadão escreveu enormes volumes
ex auditis et visis, isto é, sobre o que vira e ouvira.
Os Arcania, o tratado do Céu e do inferno, o tratado das
Representações e Correspondências, a Sabedoria Angélica sobre o divino Amor e a
divina Sabedoria, a Doutrina Novae Hierrosalymae, as terras do nosso mundo
solar e no céu astral, até o Amor Conjugal, com umas máximas arriscadas sobre o
amor exortatório, explicaram bem as suas extraordinárias viagens.
Swedenborg esteve no inferno e conversou com tanta gente que
Mater para simplificar fez uma lista cronológica desde os deuses gregos até os
contemporâneos;
teve relações íntimas com os espíritos de Júpiter, de
Mercúrio, de Marte e até da Lua, apesar de não simpatizar muito com esses que
eram pequenos e faziam barulho.
Não foi só.
O extraordinário homem viu o paraíso, ouviu os anjos, esteve
com Deus em pessoa.
Era natural que compreendesse o sentido das correspondências
entre os espíritos dos planetas e o máximo homem, que revelasse ao mundo o
sentido íntimo espiritual ou celeste das revelações que até então ficara
ignorado.
"A doutrina da Igreja atual é viciosa, deve
desaparecer" e Swedenborg, com os olhos espirituais abertos, não inovou,
elucidou os textos sagrados.
A nova igreja tem um catecismo que explica e resume a Nova
Jerusalém e a sua doutrina celeste.
Assim o homem foi criado por Deus para amar a Deus e fazer o
bem ao próximo.
Quem faz mal, vai para o inferno, quem faz bem, vive com
luxo e conforto no reino do céu que, segundo Swedenborg, tem edifícios
magníficos, parques encantadores e vestidos bonitos. O homem aprende a fazer o
bem nos dez mandamentos.
É simples e fácil.
O Senhor, deve o homem julgá-lo o único Deus, em que está
encarnada a Santíssima Trindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
A trindade perfaz numa só pessoa a alma, o corpo e o ato da
obra.
Na Trindade Divina, o Pai é a alma, o Filho o corpo, o
Espírito Santo a operação condensados numa só pessoa: - Jesus. É esta a
divergência capital do Catolicismo.
A Nova Jerusalém é o cristianismo primitivo.
Os seus membros não têm ambições e ajudam-se uns aos outros,
praticando a caridade, o único amor capaz de nos desprender de nós mesmos para
nos aproximar de Deus.
A regeneração vem da oração.
O homem ora só a Jesus, porque o mais é idolatria.
Todas as ciências e religiões nada são sem o conhecimento de
Deus.
Possuidores desse conhecimento, os swedenborgeanos têm a
chave da interpretação exata de tudo e explicam com harmonia espiritual todas
as ciências e todas as religiões.
- Não se podia voltar ao Cristianismo, ao tempo em que
começou a ser falsificado - diz-nos o Sr. de la Fayette. - Seria desconhecer as
leis da ordem divina, que teria desse modo perdido quinze séculos, quando esse
período serviu para a execução das suas obras sempre misericordiosas.
O Senhor anunciou que, na consumação dos séculos, isto é, no
fim da igreja atual, viria, "nas nuvens do céu, com poder e glória"
fundar outra igreja que não terá fim. Esta igreja é a Nova Jerusalém, que o
Senhor instaurou, retirando o véu que ocultava o Verbo...
Escurecia.
As trevas entravam pela sala onde o Verbo é revelado.
Em derredor, quanto abrangia o olhar, via-se a cidade
reclinada por vales e montes, preguiçosamente.
No céu puríssimo as estrelas palpitavam devagar; pela terra
estrelavam os combustores um infinito recamo de luzes.
- Vou aos Estados Unidos - disse o ministro - comprar
livros, editar obras minhas para franquear a biblioteca ao povo.
A regeneração far-se-á!
E nós descemos o monte, onde, naquela casa de pedra,
duzentos homens, compenetrados do secreto sentido das correspondências, louvam
todos os domingos Swedenborg que gozou o Céu, e Jesus que é a caridade e o
supremo Amor.
João do Rio - As Religiões no Rio, João do Rio,
Domínio Público - Biblioteca Virtual de Literatura
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