Seguidores

terça-feira, 1 de maio de 2012

Samba de Caboclo - Indumentária

Baseando-se nas manifestações sobre os indígenas, suas maneiras de ser e seus comportamentos, os trajes dos Caboclos são confeccionados pelos adeptos que procuram sintetizar as características indianistas. Variada presença de penas, pelos dentes, frutos, detalhes em couro, contas e ervas, constitui, em seu conjunto, o traje do Caboclo. As sobrevivências de elementos africanos nas indumentárias são visíveis; exemplo disso é o uso do Ojá amarrado à altura do busto, quando os Caboclos vão dançar no barracão.

O aparecimento de fios de contas, segundo os modelos dos terreiros afro-brasileiros, é importante na indumentária ritual do Caboclo. Geralmente os Diloguns são colocados nas cores representativas das divindades, como: o vermelho para Matamba; vermelho e branco em contas rajadas são endereçados a Zaze; o verde é de Tauamin; branco, de Lembá; preto e branco são colocados para Burungunço e Tempo; amarelo para Caiala; contas transparentes são de Dandalunda e os fios, nas cores verdes e amarelas, são características dos Caboclos.
O aparecimento de Idés, em metais variados, também ajuda a representar os Encantados protetores. Os fios das divindades masculinas são portados a tiracolo e os das divindades femininas de maneira normal. Cordões repletos de cabacinhas, dentes encastoados, amuletos variados e símbolos de caça, ajudam a complementar a indumentária.
As armas ou ferramentas rituais são as flechas, arcos e lanças; algumas machadinhas também aparecem e são utilizadas pelos Caboclos ligados ao Inquice Zaze, Saietas e calçolões são muito encontrados nos trajes de Caboclos, onde é observada forte influência das indumentárias dos Orixás.
Os Caboclos Capangueiros primam pelo uso de detalhes em couro lembrando os trajes dos vaqueiros, onde chapéus, chicotes e outros objetos comuns aparecem.
Antes do estado de possessão, as Iniciadas participam das danças com seus trajes comuns, quer dizer, as mulheres com saia rodada, pano da costa, turbante, camisa de crioula e chinelos. Após o contato do Encantado e sua vinda, a Iniciada é recolhida, quando no Roncó, os trajes são trocados, voltando, mais tarde, caracterizada com os símbolos do seu Caboclo, estando pronta para dançar e desempenhar suas funções.
Dizem os adeptos que pena de Caboclo é de ema ou de pavão e que todos os pelos de animais podem aparecer.
Assim, as indumentárias dos Caboclos são criadas e adequadas às condições socioeconômicas e subjetividades dos crentes.

por Raul Giovanni da Motta Lody
Publicado em 1977, Ministério da Educação e Cultura, Departamento de Assuntos Culturais, Fundação Nacional de Arte, Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro (Rio, RJ).

Raul Geovanni da Motta Lody (Rio de Janeiro, 1952), é um antropólogo, museólogo e professor brasileiro, responsável por vários estudos na área das religiões afro-brasileiras, sobretudo na Bahia.
Suas principais pesquisas antropológicas e etnológicas resultaram na publicação do Dicionário de Arte Sacra e Técnicas Afro-Brasileiras.