Seguidores

terça-feira, 1 de maio de 2012

Samba de Caboclo - Musica Vocal

A temática desenvolvida nas cantigas aborda os Caboclos, sua vida nas selvas, suas boiadas - quando capangueiros; a natureza, as frutas, as lutas e os feitos heroicos, realçando a valentia e coragem. A submissão aos Orixás constituem motivos que são desenvolvidos nas rodas de Samba de Caboclo.
Além das cantigas comuns, cada linha ou tribo possui suas melodias, e certos Caboclos têm músicas próprias que relatam seus feitos. Alguns exemplos servirão para melhor mostrar as cantigas dos Caboclos:

As cantigas dos capangueiros sempre se reportam ao pastoreio:

A menina do sobrado
mandou me chamá
prá seu criado
eu mandei dizer a ela
q´eu estou vaquejando meu gado
Alo! alo! boiadeiro
Eu só gosto do samba rodado
Alo! alo! boiadeiro
Eu só gosto do samba rodado

Outra melodia mostra o boiadeiro em sua função de vaqueiro:

Foi nesse passo
que eu saí da minha aldeia
com meu chapéu de lado
montado no meu cavalo
quando eu saí
minha mãe me abençoou.

Outro exemplo mostra as atividades dos capangueiros:

Minha corda de laça meu boi
O meu boi fugiu
Não dei pra onde foi
Cadê minha corda
De laça meu boi.

por Raul Giovanni da Motta Lody
Publicado em 1977, Ministério da Educação e Cultura, Departamento de Assuntos Culturais, Fundação Nacional de Arte, Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro (Rio, RJ).

Raul Geovanni da Motta Lody (Rio de Janeiro, 1952), é um antropólogo, museólogo e professor brasileiro, responsável por vários estudos na área das religiões afro-brasileiras, sobretudo na Bahia.
Suas principais pesquisas antropológicas e etnológicas resultaram na publicação do Dicionário de Arte Sacra e Técnicas Afro-Brasileiras.