Seguidores

terça-feira, 1 de maio de 2012

Samba de Caboclo - Os instrumentos musicais

Cabaça - também conhecido como afoxé, aguê e outros nomes. Instrumento confeccionado com o fruto da cabaça, recoberto com uma rede de búzios, contas ou sementes conhecidas como “lágrimas de Nossa Senhora”. A cabaça é instrumento importante no conjunto instrumental do Samba de Caboclo que, juntamente com o caxixi realizam os ritmos das cerimônias privadas endereçadas aos Encantados no interior dos santuários.

Caxixi - esse instrumento é confeccionado em uma pequena cesta de vime, tendo no seu interior conchas e pedrinhas. O caxixi funciona como o adjá, nas práticas dos Terreiros afro-brasileiros. Sacudindo o caxixi, as oferendas são entregues e os Ingorossis são efetuados. Os rigores e os preceitos dos sacrifícios, ao som do caxixi, que é portado pela pessoa de maior posição hierárquica do grupo, são baseados nos rituais Angola-Congo.

Chocalhos - sem especificar tipo ou tamanho, os chocalhos entram no conjunto instrumental do Samba de Caboclo, atuante na complementação rítmica, enriquecendo o conjunto timbrístico. Esses chocalhos, geralmente são feitos de folha de flandres, não desempenhando nenhuma função religiosa. É importante notar que o Xeré - chocalho ritual de Xangó - não é utilizado nas práticas dos Caboclos.

por Raul Giovanni da Motta Lody
Publicado em 1977, Ministério da Educação e Cultura, Departamento de Assuntos Culturais, Fundação Nacional de Arte, Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro (Rio, RJ).

Raul Geovanni da Motta Lody (Rio de Janeiro, 1952), é um antropólogo, museólogo e professor brasileiro, responsável por vários estudos na área das religiões afro-brasileiras, sobretudo na Bahia.
Suas principais pesquisas antropológicas e etnológicas resultaram na publicação do Dicionário de Arte Sacra e Técnicas Afro-Brasileiras.