Seguidores

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Sixteen Cowries - Dezesseis Búzios

O sistema de adivinhação de Ifá, que manipula uma corrente com oito metades de nozes de Kola (ikin), dá origem a duas das dezesseis sequencias de marcas ou "assinaturas". A partir dessas sequencias são possíveis obter 256 combinações, chamadas de Odú, dentre as quais doze grandes Odús são feitos quando a mesma sequencia é dobrada.
O babalaô recita os versos divinatórios referentes aos Odús obtidos durante o jogo. O cliente escolhe, em termos gerais, aqueles versos que considera mais apropriados para a sua situação.
O numero completo de combinações é indefinidamente grande, e espera-se que o babalaô aprenda mais durante o percurso de sua vida. Bascom conheceu um Arabá (titulo dado a um mestre babalaô) que conhecia pelo menos 4 sequencias para cada um dos 256 Odús, e dentre os Eji Ogbe conhecia por volta de 80.
O Ifá está longe de ser o único sistema divinatório praticado pelos iorubas (que comparado aos outros sistemas Africanos parece ser o único especialmente dedicado às praticas religiosas). Outras formas de adivinhação incluem aquelas praticadas pelos sacerdotes de determinados espíritos locais, que algumas vezes envolvem alguma forma de transe ou de visão intuitiva e de antídotos contra o "veneno" de feiticeiras, além de vários outros oráculos cujas configurações precisam ser interpretadas. A forma mais próxima do Ifá é o Owo Merindilogun, que á mais simples por lidar apenas com dezesseis búzios. Esse sistema era empregado por sacerdotisas de vários Onifa, mas miticamente creditado à deusa Oxum, esposa de Orunmila. Para manipular os búzios não é preciso aprender tantas sequencias como no Ifá, além de ser praticado tanto por mulheres quanto homens. Ao comparar os dois sistemas, Bascom notou que o Ifá é mais utilizado para assuntos de importancia publica, enquanto que o merindilogun é usado para questões pessoais.
Nos anos 50, Salako, o sacerdote do culto de Orisanla, gravou ininterruptamente durante 5 horas e meia todos os versos de Ifá que conhecia num gravador operado por Berta M. Bascom.
Esses textos foram transcritos e traduzidos por Adedeji na Nigéria, que consultou Salako várias vezes, para tirar duvidas sobre algumas passagens.
Já de volta a Illinois, Bascom foi assessorado por dois professores, Nataniel Adibi e M.O. Oyawoye.
Dessas pesquisas resultou o livro Sixteen Cowries, que se tornou um marco para o estudo e aprendizado do Ifá.

William Russell Bascom
1912-1981

William R. Bascom nasceu em 1912 em Princeton, Illinois.
Diplomou-se em Física no ano de 1933 na Universidade de Wisconsin, Madison.
Decidiu tomar um rumo diferente em carreira obtendo o mestrado em Antropologia em 1936.
Em 1939, foi o primeiro aluno a receber um Ph. D. em Antropologia na Northwestern University como discípulo de Melville Herskovits.
Publicou Sixteen Cowries: Yoruba Divination from África to the New World (1980) Dezesseis búzios: adivinhação ioruba da África para o Novo Mundo (1980)

Ifá Divination, Traduzido - Bascom, William

Sixteen Cowries - Extratos do livro - Bascom, William

Sixteen Cowries: Yoruba divination from Africa to the New World
Autor William Russell Bascom
Edição reimpressão, ilustrada
Editora Indiana University Press, 1993
ISBN 0253208475, 9780253208477
Num. págs. 790 páginas