Seguidores

sábado, 5 de abril de 2014

A Conferência de Berlim - A colonização belga


A Conferência de Berlim

Em novembro de 1884, Otto von Bismarck reuniu quatorze nações para uma conferência para submeter à questão do controle internacional do Congo.
A maioria das grandes potências participou, e rascunhou um código internacional que regulasse a maneira como os países europeus deveriam se comportar quando obtivessem um território africano.
A conferência resultou na conversão da Associação Internacional do Congo em Estado Independente do Congo, especificando que não deveria ter nenhuma conexão com a Bélgica ou algum outro país, mas que ficaria sob o controle pessoal do rei Leopoldo.
Desenharam-se fronteiras especificando que todas as nações teriam livre acesso para negociar no Congo sem pagar taxas.
O tráfico de escravos seria suprimido, fazendo com que Leopoldo saísse triunfante.
Foi dada a França um território de 666,000 km² na margem norte (atual Congo- Brazzaville e Republica Central Africana), a Portugal 909,000 km² ao sul (atual Angola) e para a administração pessoal de Leopoldo 2, 344,000 km², com aproximadamente 30 milhões de pessoas.
Em 1889 com a segunda conferência em Bruxelas tramitou para a extinção do tráfico de escravos, comprometendo-se a proteger os direitos dos nativos, e reduzindo o tráfico de bebidas alcoólicas e de armas de fogo.
Entretanto Leopoldo ignorava os acordos internacionais sempre que lhe convinha, governando como um déspota. Os suprimentos abundantes de borracha do Congo estavam em grande demanda no mundo industrializado. E os seringueiros eram tratados com grande severidade. 

Fonte consultada: Wikipédia
Minha tradução