Seguidores

quarta-feira, 2 de abril de 2014

As Colônias Africanas - As outras Potências e suas Reinvindicações


As Colônias Africanas - As outras Potências e suas Reinvindicações

A Grã Bretanha ficou incomodada com a expansão francesa e fez uma reinvindicação estratégica no Congo, através da expedição para o Zanzibar empreendida pelo tenente Cameron, para que ele trouxesse de volta o corpo de Livingstone, porém ficou relutante em assumir outra colônia cara e improdutiva.
Portugal possuía uma reinvindicação mais antiga ainda, datando da descoberta que Diogo Cão fez da nascente do rio Congo em 1482 e que, apesar de ter sido ignorada por séculos, acabou voltando à lembrança devido ao flerte que teve com a França. Porém os britânicos ofereceram o seu apoio a Portugal para reivindicar todo o Congo em troca do acordo de livre comércio e para cutucar os seus rivais franceses.
O alemão Bismarck possuía novas propriedades no sudoeste africano, e não tinha planos para o Congo, porém ficou satisfeito em ver seus rivais ingleses e franceses serem excluídos da colônia. Essa organização procurou combinar os numerosos territórios obtidos, em um Estado soberano e solicitou o seu reconhecimento pelas potências europeias.
Em 22 de abril de 1884, os Estados Unidos decidiram que as cessões de terras reivindicadas por Leopoldo dos líderes locais eram legais, e reconheceu a Associação Internacional do Congo.

Fonte consultada: Wikipédia

Minha tradução